Cascavel soma o primeiro pontinho na Série D do Brasileiro
A Serpente Aurinegra estreou com um empate fora de casa diante do Uberlândia, em Minas Gerais
Por Luciano Neves

O histórico de Libano no futebol comprova: ele não é um atleta de muita bola na rede. Com a camisa do Cascavel, foram apenas dois golzinhos. O primeiro dele foi diante do Próspera, de Santa Catarina, na vitória por 2 a 1 na última rodada da fase classificatória da Série D do Brasileiro de 2022. E o segundo foi no último sábado, no empate em 1 a 1 do Cascavel contra o Uberlândia. Em comum nesses dois gols de Libano é que, nas duas situações, ele foi atleta do técnico Tcheco no Cascavel. Neste ano, Libano começou a temporada como reserva. Em várias situações, o experiente jogador de 36 anos chegou a ser a terceira peça para a lateral direita. Com a chegada de Tcheco, depois do Campeonato Paranaense, ele retomou a titularidade. E ajudou o Cascavel a somar o primeiro pontinho na Série D deste ano.
No último sábado, contra o Uberlândia, Libano completou 160 jogos com a camisa do Cascavel. O atleta é, de longe, o jogador mais vezes atuou pela Serpente Aurinegra. E comemorou o pontinho somado fora de casa na estreia da Série D. “Foi um jogo difícil, fora de casa, uma estreia. A gente foi para Minas Gerais com o intuito de somar os três pontos, mas a equipe adversária dificultou o jogo. Tive a felicidade de fazer um gol, estou muito feliz por isso. Agora, temos um jogo muito importante em casa e contamos com o nosso torcedor para sair com a vitória”, disse e experiente lateral. O próximo compromisso é sábado (26) contra o Goiatuba, no Estádio Olímpico Regional. Libano chegou ao Cascavel em 2018. E esteve presente em todas as participações do clube nas competições nacionais (Série D e Copa do Brasil). Antes do início da sexta participação consecutiva na Série D, o Cascavel anunciou a renovação de contrato com o jogador.
Balanço
O Cascavel segue sem vencer fora de casa nesta temporada. Aliás, não vence como visitante há quase um ano. A última vez que triunfou longe do Estádio Olímpico foi na vitória por 2 a 1 sobre o Avenida, no Rio Grande do Sul, pela primeira rodada da Série D do ano passado. Mas Tcheco comemorou o pontinho somado diante do Uberlândia, que deixou o time no quarto lugar do Grupo A7. “O empate reflete bem o que foi o jogo. No primeiro tempo controlamos e criamos boas chances, mas faltou capricho. No segundo tempo abrimos o placar, mas o Uberlândia reagiu com o apoio da torcida. Fomos um pouco dominados nesse momento. Pelo contexto, o resultado foi justo. É um grupo equilibrado, com clubes de escolas diferentes: Paraná, Minas, Mato Grosso e São Paulo. O mando vai ser decisivo. Pontuar fora é importante, mas precisamos confirmar nossa força em casa. O campeonato promete ser um dos mais fortes dos últimos anos, com equipes organizadas como Santa Cruz e Portuguesa”, disse Tcheco.
Neste grupo, três equipes venceram na primeira rodada e lideram com três pontos. A Inter de Limeira é a primeira colocada e derrotou o Goiatuba, próximo adversário do Cascavel, por 3 a 1 fora de casa. Outro visitante que se deu bem foi o Itabirito de Minas Gerais, que superou o Itabirito por 1 a 0, também fora de casa. O Cianorte abriu essa chave e fez 1 a 0 sobre o Operário do Mato Grosso do Sul. Cianorte e Cascavel vão se enfrentar pela terceira rodada da Série D.
Créditos: Luciano Neves