Cascavel Futsal faz duelo direto com o Pato pela Série Ouro
Depois dos compromissos pela Liga Nacional, os dois times voltam as atenções para o Paranaense
Por Luciano Neves

O maior clássico do futsal paranaense é, sem dúvida, o confronto entre Cascavel Futsal e Pato Futsal. A justificativa é bem simples: são as duas forças do futsal do Estado que já conquistaram competições nacionais. O Pato é bicampeão da Liga Nacional e também tem no currículo conquistas da Taça Brasil de Clubes e Copa do Brasil. Já o Cascavel Futsal venceu a Liga uma vez em 2021, mas é o único time do Paraná que já foi campeão da Libertadores da América. Isso no futsal masculino, claro.
Nesta sexta-feira (16) os dois rivais travam um novo confronto pela fase classificatória do Campeonato Paranaense da Série Ouro. Pato Futsal e Cascavel Futsal jogam às 20h05, no ginásio Dolivar Lavarda, em Pato Branco. O jogo é antecipado da 11ª rodada. Ambos travam um confronto direto no Estadual. As duas equipes têm os mesmos 19 pontos. No entanto, o Pato tem uma campanha um pouco melhor na Série Ouro e ocupa o segundo lugar. O Pato ainda está invicto no Estadual e tem uma partida a menos que o Cascavel Futsal. Em sete jogos até agora, foram seis vitórias e um empate. Já a Serpente Tricolor ocupa o terceiro lugar com 19 pontos, mas já atuou em oito jogos. No entanto, o Cascavel Futsal, do técnico Deividy Hadson, passa por melhor momento que seu rival. No fim de semana, a Serpente Tricolor atuou no sudoeste do Estado e teve outro clássico pela frente contra o Marreco de Francisco Beltrão. Com o empate em 1 a 1, o time cascavelense chegou ao décimo jogo de invencibilidade na temporada. O Cascavel Futsal é o time do Paraná com a melhor campanha na Liga com oito pontos. E no Paranaense conquistou seis vitórias seguidas. Na semana passada, goleou o Chopinzinho por 4 a 0. Hoje, o Cascavel Futsal é dono do segundo melhor ataque do Estado do Paraná e chegou aos 40 gols. Só marcou menos que o Marreco, que tem 44. Se ainda não perdeu no Estadual, o Pato vem sofrendo na Liga. Em quatro jogos, teve três derrotas seguidas e um empate. Só conseguiu somar o primeiro pontinho na última segunda-feira, no empate em 3 a 3 com o Jaraguá, fora de casa.
Para o confronto em Pato Branco, o técnico Deividy Hadson não poderá contar com o pivô Vitinho, que segue em recuperação no departamento médico. A boa notícia é a volta de Lucão, que irá reforçar a equipe após se recuperar da lesão sofrida na partida contra o Minas, no dia 3 de maio. “O jogador falou do retorno e projetou o clássico. “Estou me sentindo muito bem. Precisei parar para tratar a minha lesão. Mas estou 100% e espero fazer um grande jogo contra o Pato. Sabemos que é um grande clássico e clássico é definido nos detalhes. Então o nosso grupo precisa estar muito atento a esses detalhes para que a gente possa pontuar fora de casa”, disse Lucão.
Confrontos
Cascavel Futsal e Pato Futsal travaram confrontos memoráveis. Na Liga Nacional, os dois rivais se cruzaram em três ocasiões em fases eliminatórias. Em 2022, a Serpente Tricolor levou a melhor sobre o Pato nas quartas de final. Em 2023, o confronto ocorreu nas oitavas, com nova classificação cascavelense. No mesmo ano, ambos se cruzaram em outro mata-mata, nas semifinais da Série Ouro. Nessa situação, o Pato levou a melhor, da mesma forma que ocorreu nas oitavas da Liga Nacional do ano passado, quando a Serpente Tricolor já contava com Deividy Hadson, no comando. Na Liga passada, o Pato chegou nas semifinais. Mas o representante do sudoeste foi o campeão das duas últimas edições do Estadual.
No ano passado, os rivais se cruzaram quatro vezes. A última vitória do Cascavel Futsal ocorreu no dia 20 de julho. Na ocasião, fez 6 a 4 sobre o Pato num jogaço de dez gols pela Liga Nacional, na Neva. Depois disso, os dois se enfrentaram pelo Estadual no dia 21 de setembro, empate em 2 a 2, em Pato Branco. Os dois últimos confrontos ocorreram no mata-mata da Liga. No dia 12 de outubro, empate em 2 a 2 na Neva. Na partida de volta, no dia 20 de outubro, o Pato sacramentou a eliminação do Cascavel Futsal com a vitória por 2 a 0.
Marreco
O líder do Campeonato Paranaense da Série Ouro é o Marreco de Francisco Beltrão. O time que empatou com o Cascavel Futsal na rodada passada da Liga defende a liderança nesta sexta-feira contra o Chopinzinho, às 19h30, no ginásio Dionisto de Bona, em Chopinzinho. O Marreco é o primeiro colocado com 22 pontos, três a mais que Pato Futsal e Cascavel Futsal. No sábado (17), a rodada do Estadual terá mais três jogos. Ampére e Guarapuava jogam às 19h30, na Praça dos Arcos. A ABF de Francisco Beltrão recebe o Itaipulândia, às 20 horas. E o Umuarama visita o Manoel Ribas, às 20 horas.
Créditos: Luciano Neves