GCAST

Saudade não tem idade: Cascavel em imagem de 1978

Na imagem ainda está visível a pista do antigo aeroporto, já desativada

Por Gazeta do Paraná

Saudade não tem idade: Cascavel em imagem de 1978 Créditos: Acervo Xico Tebaldi/

Esta valiosa fotografia, feita em 1978 por Xico Tebaldi, retrata um momento marcante da cidade de Cascavel no final dos anos 1970. Em destaque, vemos a recém-inaugurada Praça do Migrante, localizada ao lado da Igreja Santo Antônio — cuja arquitetura, como muitos lembrarão, é bastante diferente nos dias de hoje.

Ao fundo da imagem, é possível identificar a famosa discoteca Cacimba, point da juventude daquela época. O local, com o passar dos anos, passou por transformações e recebeu outros nomes: virou Wiskadão e, posteriormente, Flash Discoteque.

Um detalhe curioso e de grande interesse histórico é a presença, ainda visível na foto, da pista do antigo aeroporto, já desativado à época do registro. Vale lembrar que o atual aeroporto da cidade foi inaugurado em 1977. A desativação da pista antiga foi um fator crucial para o desenvolvimento urbano da região oeste da cidade, que até então estava estagnada. Com o espaço liberado, houve uma verdadeira explosão no crescimento urbano, surgindo os bairros Coqueiral, Alto Alegre, Santa Cruz e muitos outros, além da instalação de importantes instituições de ensino como a UNIVEL e a FAG.

 

Fonte: Acervo Xico Tebaldi