Cascavel derrota o Uberlândia e avança para o mata-mata da Série D
A Serpente Aurinegra derrotou o time mineiro por 2 a 1, no Olímpico
Por Luciano Neves

O Cascavel completou neste sábado (26) o seu 90º jogo em seis participações na Série D do Brasileiro. Destes, 46 foram sob o comando da comissão técnica encabeçada por Tcheco. E foi ele que conseguiu recolocar o time aurinegro no mata-mata da Série D. A última vez que o Cascavel passou para a segunda fase foi na edição de 2022, quando Tcheco era o treinador. Nas duas edições seguintes, o Cascavel teve as piores campanhas na Série D e não passou da primeira fase.
Neste sábado, a Serpente Aurinegra conseguiu passar de fase com a vitória por 2 a 1 sobre o Uberlândia, pela última rodada do Grupo A7. A situação era até bem favorável para o Cascavel, que tinha a vantagem do empate para se classificar. Mas derrotou o time mineiro em casa. Os gols do jogo saíram no segundo tempo. O lateral Felix Jorge acertou um lindo chute de longe, no ângulo. Mas logo depois, Serginho empatou para o Uberlândia. E no último minuto, o experiente Marcão marcou o gol que selou a vitória, o primeiro dele com a camisa do clube.
Apesar da vitória, o Cascavel ficou com o quarto lugar no Grupo A7 com 21 pontos. Na chave, Inter de Limeira, Goiatuba e Cianorte já estavam classificados. Mas na última rodada, o Goiatuba derrotou a Inter de Limeira por 1 a 0. O Cianorte fez 2 a 0 no Operário do Mato Grosso do Sul. No Grupo A7, a Inter ficou com a liderança com 30 pontos, seguida de Goiatuba e Cianorte, ambos com 22. O Cascavel avançou com o quarto lugar com 21 pontos. Em 14 jogos nesta Série D, o Cascavel teve cinco vitórias, seis empates e apenas três derrotas.
O time ainda não sabe quem vai enfrentar na próxima fase. Só sabe que será o primeiro colocado do Grupo A8. Ou seja, Barra ou São José-RS. No Grupo A8, os quatro times já estão classificados. Além dos dois primeiros, Joinville e Marcílio Dias também estão garantidos. Porém, a última rodada da chave será realizada neste domingo (27) e será definida a ordem da chave.
O Cascavel, de Tcheco, tem um novo desafio: avançar nas fases de mata-mata. Dos 90 jogos que a Serpente Aurinegra fez na Série D, apenas seis foram eliminatórias. Isso porque, nas cinco edições anteriores, o Cascavel avançou três vezes para a segunda fase e foi eliminado nesta etapa. Vale lembra que, para conquistar o acesso à Série C, o Cascavel necessita de mais seis jogos.
Créditos: Luciano Neves