Bebê nasce com dois dentes e passa por cirurgia para remoção
Caso raro de dentes neonatais chamou atenção na cidade; bebê passou por procedimento para evitar riscos à saúde.
Créditos: Reprodução Internet
Em um caso raro, um bebê nascido em Cacoal, Rondônia, chamou atenção ao nascer com dois dentes. A condição, conhecida como dentes neonatais, ocorre quando partes da estrutura dentária já estão presentes desde o primeiro mês de vida.
A cirurgia para a retirada dos dentes foi realizada nos primeiros dias de vida da menina, como medida preventiva para evitar complicações, como dores, dificuldades para mamar, úlceras, feridas e o risco de engolir os dentes. A informação foi compartilhada nas redes sociais pela cirurgiã-dentista Luana Cardoso, responsável pelo atendimento da criança.
Os dentes neonatais são geralmente móveis e frágeis, podendo cair a qualquer momento. Em casos raros, os dentes podem ser mais firmes, mas requerem acompanhamento médico para determinar se devem ser mantidos. É fundamental que a mãe e o bebê recebam avaliação profissional para garantir o bem-estar de ambos.
LEIA TAMBÉM:
>Cecília foi o nome feminino predominante nos cartórios de Cascavel, em 2025
Embora as causas exatas da condição não sejam totalmente conhecidas, acredita-se que ela tenha uma base genética. Alguns profissionais de saúde sugerem que fatores ambientais e nutricionais também possam influenciar o surgimento dos dentes neonatais, embora essa teoria ainda não tenha consenso na comunidade médica.
Geralmente, os dentes de leite começam a nascer entre os seis e oito meses de vida, e até os 2 anos e meio, todos os dentes de leite devem estar presentes. Esse processo é natural, mas pode causar desconforto à criança devido à movimentação dos dentes na gengiva, o que exige atenção e cuidados.
