RESULT

BASF apresenta novidades no Show Rural Coopavel

No campo dos fungicidas, a BASF apresentou dois lançamentos de destaque para a cultura da soja: Belyan e Keyra, ambos baseados na molécula Revysol

Por Gabriel Porta Martins

BASF apresenta novidades no Show Rural Coopavel Créditos: Lucas Gabriel/GP

A BASF, uma das líderes globais em soluções para o agronegócio, reforçou sua presença no Show Rural Coopavel 2025, evento que consolida a região Oeste e Sudoeste do Paraná como um dos principais polos agrícolas da América Latina. Durante o evento, a empresa apresentou suas mais recentes inovações em proteção de cultivos, sementes e tecnologias digitais, destacando-se como uma das protagonistas no cenário agrícola.


Marcelo Rodacki, engenheiro agrônomo e gerente comercial da BASF na região de Cascavel, com 15 anos de atuação na companhia, enfatizou a importância estratégica do evento. “Para nós, participar do Show Rural é de grande relevância, não apenas para o Paraná, mas para toda a América Latina, incluindo países como Paraguai e Argentina. É uma vitrine onde podemos expor nossa marca, nossas inovações e tecnologias, tanto na área de proteção de cultivos quanto no segmento digital”, afirmou Rodacki.


A BASF aproveitou o evento para destacar suas soluções integradas, que vão desde defensivos agrícolas até plataformas digitais como o Xarvio, marca da empresa voltada para o desenvolvimento de tecnologias que facilitam o gerenciamento de lavouras e aplicações agrícolas. “Queremos mostrar que a BASF é uma empresa inovadora, com know-how para lançar produtos diferenciados a cada safra, agregando valor ao agricultor”, complementou o gerente.

Fungicidas
No campo dos fungicidas, a BASF apresentou dois lançamentos de destaque para a cultura da soja: Belyan e Keyra, ambos baseados na molécula Revysol, que tem se consolidado como uma das mais eficazes do mercado. O Belyan, lançado na safra anterior, já demonstra resultados positivos no controle de doenças como a ferrugem asiática. Já o Keyra foi desenvolvido especificamente para as últimas aplicações na soja, oferecendo um controle robusto em um cenário de complexo de doenças.


Para o milho, a empresa reforçou sua tradição como pioneira no uso de fungicidas na cultura, com destaque para o Abacus, líder de mercado, e o mais recente lançamento, Melyra, também baseado na molécula Revysol, mas com uma combinação específica para o controle de doenças do milho. “O Melyra traz um novo patamar de eficiência, ampliando o espectro de controle e oferecendo maior segurança ao produtor”, explicou Rodacki.

Inseticida
No segmento de inseticidas, a BASF apresentou o Efficon, lançamento voltado para o controle de cigarrinhas, praga que tem causado prejuízos significativos aos produtores de milho. “O Eficcon oferece uma efetividade superior aos produtos atuais, garantindo um nível de controle mais elevado e contribuindo para a proteção de híbridos e materiais genéticos”, destacou Rodacki.


A BASF também destacou sua aposta na integração de soluções biológicas e químicas, com o lançamento de Standak Prime, uma combinação que une o sucesso do Standak Top (químico) com o Votivo Prime (biológico). “Essa combinação visa promover um melhor desenvolvimento radicular, estabelecimento de stand e controle de nematoides, oferecendo uma solução completa para o agricultor”, explicou Rodacki.

Agricultura digital também será destaque
Completando o portfólio, o público que visitar o estande da BASF no Show Rural Coopavel poderá conhecer as soluções do xarvio® Digital Farming Solutions, marca global de agricultura digital da BASF, e sua plataforma xarvio® FIELD MANAGER, que conta com soluções como Timing de Aplicação, Mapas de Powerzone e Mapas de Semeadura em Taxa Variável. A ferramenta apoia o agricultor na tomada de decisão mais assertiva para o manejo em cada fase das culturas, desde o plantio até a colheita.


A solução Semeadura em Taxa Variável, por exemplo, já está disponível para os cultivos de soja, milho e algodão, e mapeia o potencial produtivo de cada região do talhão, com base em imagens de satélite coletadas desde 2016. Com a solução, o produtor pode realizar a semeadura em taxa variável, com o número mais adequado de sementes para cada região, e aproveitar ao máximo o potencial de seu talhão. O aumento médio de produtividade pode chegar a até 6,4%, no caso do algodão, quando a utilização da solução é digital é combinada com a recomendação de sementes FiberMax®.

Show Rural
Para Rodacki, o Show Rural Coopavel é mais do que um espaço para apresentar novidades; é uma oportunidade de reforçar o compromisso da BASF com a inovação e a proximidade com o agricultor. “Aqui, mostramos o que fazemos durante a safra e reafirmamos nosso papel como uma empresa que está sempre à frente, trazendo soluções que fazem a diferença no campo”, concluiu. Com um portfólio diversificado e investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento, a BASF reafirma sua posição como uma das principais aliadas do agronegócio brasileiro, contribuindo para a sustentabilidade e a produtividade das lavouras.

Créditos: Gabriel Porta