Barulhos de escapamentos de motos lideram registros de ‘radar’ que capta sons em Curitiba; conheça
Por Giuliano Saito
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Equipamento está em teste. Segundo empresa responsável, ‘radar’ flagrou mais de mil excessos de ruídos em um mês. Porém, captações não podem ser usadas para autos de infrações. Equipamento está em fase de testes desde setembro Renato Próspero/SMCS Em um mês, o “radar” que capta sons em Curitiba registrou 1.138 ocorrências de excesso de barulho em via pública. No topo do ranking está o barulho de escapamentos de motocicletas. Veja abaixo. O equipamento está em fase de testes e fica na Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã. Segundo a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, o monitor flagra o excesso de ruído, principalmente por sistemas de escapamento de carros e motocicletas fora do padrão ou customizados. Quando o equipamento foi instalado, em setembro, a Prefeitura de Curitiba destacou que o “radar” não pode ser usado para autos de infrações, como emissões de multas de trânsito. Porém, os dados vão ajudar a prefeitura a realizar ações para combater o problema, como campanhas de conscientização e blitzes. Números Em 30 dias, a maior incidência de barulho na rua foi registrada aos fins de semana, segundo dados consolidados a pedido do g1 pela empresa responsável pelo equipamento. Média diária de ruídos na semana: 35 ocorrências Média diária de ruídos em fins de semana: 39 ocorrências Ainda segundo a companhia, das ocorrências registradas, 90% são de escapamentos de motocicletas. Nos 10% restantes, predominam veículos com som automotivo ou escapamento caminhões. Veja também: Homem é morto a pauladas após discutir com vizinho por causa de som alto, no Paraná Horários Os dados captados pelo “radar” de ruídos também ajudam a prefeitura a entender os momentos de “picos de barulho”. Segundo a empresa responsável pelo equipamento, em dias úteis, o maior registro de barulho por motos é das 19h30 às 23h. Em fins de semana, a incidência maior é a partir das 2h, por carros com som alto. Funcionamento A empresa explicou que o sistema é configurado para registrar ocorrências sempre que o ruído ultrapassar um limite previamente estabelecido, mas não registra os níveis em decibéis por ocorrência. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em casos de veículos com som alto, por exemplo, é considerado infração se o volume do equipamento for audível do lado externo do veículo, e se perturbar o sossego. Tecnologia ainda precisa ser regulamentada Segundo a Prefeitura de Curitiba, monitores similares ao que está no Tarumã são utilizados em países como a França. Além disso, a prefeitura diz ser a primeira do país a aderir ao equipamento. Ainda de acordo com o município, o detector capta de forma automática as imagens e sons de veículos emitindo ruídos acima do permitido. A Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito também destacou que o equipamento ainda precisa de homologação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e da regulamentação de órgãos como o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Vídeos mais assistidos do g1 PR: Em 30 dias, a maior incidência de barulho na rua foi registrada aos fins de semana, segundod consolidados a pedido do Veja mais notícias do estado em g1 Paraná.
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