Bahia e Corinthians conhecem adversários na pré-libertadores
Caso o Timão leve a melhor na segunda fase, pode enfrentar o representante da Bolívia que ainda será definido, o El Nacional-EQU ou o Barcelona-EQU na terceira fase
Por Gazeta do Paraná

O Corinthians vai enfrentar a equipe do Universidad Central-VEN na segunda fase da Copa Libertadores. O confronto foi definido via sorteio, na sede da Conmebol, no Paraguai, ontem (19).
Caso o Timão leve a melhor na segunda fase, pode enfrentar o representante da Bolívia que ainda será definido, o El Nacional-EQU ou o Barcelona-EQU na terceira fase. O chaveamento foi pré-estabelecido.
Já o Bahia, que assim como o Corinthians, está no pote 1, vai enfrentar o The Strongest-BOL. Na terceira, caso faça sua parte, o Tricolor de Aço pode enfrentar o Boston River-URU ou o Ñublense-CHI.
Por conta do rankeamento da Conmebol, o Corinthians vai decidir a eliminatória contra a equipe venezuelana em casa. O mesmo vale para a terceira fase, caso o time avançe.
A primeira fase da Libertadores está marcada para começar no dia 5 de fevereiro, enquanto a segunda terá início no dia 19. A última fase preliminar terá seu pontapé inicial no dia 5 de março. enquanto o sorteio dos grupos está programado para acontecer no dia 19.
Ao todo, são 47 equipes classificadas para o torneio continental, mas apenas seis delas disputam a primeira fase em três confrontos, definindo os três que avançam para a segunda etapa. Nela, são 16 times totais.
Quem é o Universidad Central?
O Corinthians conheceu seu adversário na segunda fase da Copa Libertadores. Trata-se do Universidad Central-VEN, equipe de Caracas que terminou na segunda colocação da tabela anual do Campeonato Venezuelano de 2024.
O Universidad Central, apelidado carinhosamente de El Tricolor, é um dos clubes mais antigos da Venezuela, tendo sido fundado em 1950.
Os títulos mais relevantes do clube são justamente da década de 1950. O clube conquistou a liga nacional de 1951 e 1953, ainda na época do amadorismo, e depois o Campeonato Venezuelano de 1957, já na era profissional.
O Universidad Central manda seus jogos no Estádio Olímpico, com capacidade de 27.900 lugares.
Na última edição do Campeonato Venezuelano, a equipe comandada pelo técnico Daniel Sasso venceu 13 jogos, empatou outros 13 e perdeu seis. O time marcou 44 gols e sofreu 33.
O clube de Caracas terminou a primeira fase do Apertura na primeira colocação e ficou em nono no mesmo estágio do Clausura.
As datas dos confrontos ainda serão confirmadas pela Conmebol, mas a tendência é que o Corinthians encare o Universidad Central na Venezuela no dia 19 de fevereiro e jogue a volta na Neo Química Arena no dia 26.
Confrontos das fases preliminares da Libertadores 2024
Fase 1
Representante da Bolívia x El Nacional-EQU (E1)
Nacional-PAR x Alianza Lima-PER (E2)
Monagas-VEN x Defensor-URU (E3)
Times da direita decidem em casa
Fase 2
Deportes Iquique-CHI x Independiente Santa Fe (C1)
The Strongest-BOL x Bahia (C2)
E3 (Monagas-VEN x Defensor-URU) x Cerro Porteño-PAR (C3)
E1 (representante da Bolívia x El Nacional-EQU) x Barcelona-EQU (C4)
Universidad Central-VEN x Corinthians (C5)
Representante da Colômbia X Melgar-PER (C6)
Boston River-URU x Ñublense-CHI (C7)
E2 (Nacional-PAR x Alianza Lima-PER) x Boca Juniors-ARG (C8)
Times da direita decidem em casa
Fase 3
Deportes Iquique-CHI ou Independiente Santa Fe x E2 (Nacional-PAR x Alianza Lima-PER) ou Boca Juniors-ARG
The Strongest-BOL ou Bahia x Boston River-URU ou Ñublense-CHI
E3 (Monagas-VEN ou Defensor-URU) ou Cerro Porteño x representante da Bolívia ou Melgar-PER
E1 (representante da Bolívia x El Nacional-EQU) ou Barcelona-EQU x Corinthians ou Universidad Central-VEN
Créditos: Gazeta Esportiva São Paulo