RESULT

Apesar de proibido, celular ao volante ainda tem sido utilizado no trânsito por cascavelenses

Somente neste ano, Transitar fez mais de 2 mil flagras

Por Gazeta do Paraná

Apesar de proibido, celular ao volante ainda tem sido utilizado no trânsito por cascavelenses Créditos: Divulgação

Durante a campanha Maio Amarelo, a Transitar reforça um alerta para a segurança viária: o uso do celular ao volante tem sido uma das principais causas de distração no trânsito e pode resultar em sinistros graves e até fatais.

Só em 2024, Cascavel registrou 10.741 infrações por motoristas flagrados dirigindo enquanto seguravam ou manuseavam o celular, conforme o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro. E os números continuam preocupantes: apenas entre janeiro e março de 2025, já foram 2.219 autuações pela mesma conduta.

A coordenadora de Educação no Trânsito, Luciane de Moura, alerta que uma simples ação de conferir uma mensagem pode gerar um risco grande. “Falar ao telefone, responder mensagens ou conferir notificações tira o foco da direção e aumenta significativamente o risco de sinistros. No trânsito, segundos de distração podem ser fatais. Desligue o celular, foque sua atenção no trânsito. Uma simples atitude que pode salvar vidas. O celular pode esperar. A vida, não”, pontua. 

Mais do que uma infração sujeita à multa, essa é uma atitude perigosa que coloca em risco não só a vida de quem está ao volante, mas também de pedestres, ciclistas e outros motoristas. Os próprios pedestres e motociclistas têm utilizado o aparelho cada vez mais e ficado desatentos ao trânsito.

Secom