GCAST

AMOP concede título de Cidadão Honorário do Oeste do Paraná a Nelson Padovani

A honraria reforça a trajetória de um dos deputados que ajudaram a transformar o Oeste paranaense em uma das regiões mais produtivas do País

Por Da Redação

AMOP concede título de Cidadão Honorário do Oeste do Paraná a Nelson Padovani Créditos: Arquivo Pessoal

A Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) anunciou nesta sexta-feira (10) a escolha de Nelson Padovani como o novo Cidadão Honorário do Oeste do Paraná. A homenagem, uma das mais importantes concedidas pela entidade, reconhece personalidades que contribuíram de forma decisiva para o desenvolvimento da região. A entrega da comenda ocorrerá no dia 25 de outubro, durante o tradicional jantar anual da AMOP, reunindo prefeitos, lideranças políticas e empresariais de todo o Oeste.

A escolha foi feita durante Assembleia fechada do colegiado de prefeitos e prefeitas que compõem a entidade. Ao todo, sete nomes foram indicados pelos municípios para concorrer ao título. Após votação secreta, Nelson Padovani foi o mais votado, recebendo a maioria das indicações.

“Em um ato democrático os prefeitos escolheram o nome do ex-deputado Padovani para receber esse título, em razão do legado e da história como político e empresário que sempre contribuiu para o desempenho do Oeste do Paraná”, afirmou o presidente da AMOP, Rodrigo Schanoski.

“Uma alegria muito grande ter recebido essa notícia, de que fui escolhido para ser homenageado com esse título de tamanha importância. Falar em AMOP, é falar de administradores e prefeitos que fazem um trabalho muito importante para seus municípios. E realmente, durante meus mandatos, sempre fui um deputado municipalista, que percorri o Paraná e trouxe investimentos para levar saúde e universidades, além de ajudar na instalação de empresários no estado. A indicação me pegou de surpresa em um momento em que já não sou deputado, mas que com muito orgulho, tenho meu filho que representa muito bem o Paraná e o Brasil como deputado”, disse Nelson Padovani em entrevista a Gazeta.

A honraria reforça a trajetória do filho de pioneiros de Cascavel, que ajudaram a transformar o Oeste paranaense em uma das regiões mais produtivas do País. Padovani chegou com a família em 1958, vindo de Presidente Prudente (SP), quando o território ainda dava seus primeiros passos no processo de colonização. Logo cedo, trabalhou na Coletoria do Estado do Paraná, onde ficou por cerca de 10 anos.

No início dos anos 1970, Padovani deixou o serviço público e passou a atuar como empresário do ramo de máquinas agrícolas, setor que se tornaria uma das bases da economia regional. Em 1973, abriu concessionárias em diversas cidades, contribuindo diretamente para a mecanização agrícola do Oeste e para a difusão de novas tecnologias no campo.

Sua atuação empreendedora se expandiu também para o setor imobiliário, onde se tornou um dos principais loteadores do País. Padovani participou da urbanização vários municípios do oeste do Paraná, alcançando presença em 50 cidades em todo o Brasil, totalizando milhares de imóveis urbanizados.

Tivemos aqui um crescimento urbanístico que dependia de um empresário que conhecesse do ramo. Eu segui o caminho do meu pai e fomos bem-sucedidos. Hoje estamos em 50 cidades do país, com loteamentos em área urbana.

Em Foz do Iguaçu, investiu ainda nos ramos de mineração e hotelaria, com empreendimentos também em Medianeira, Cascavel e Londrina. Ao longo das décadas, ajudou a impulsionar setores estratégicos da economia regional, sempre ligado ao desenvolvimento urbano e à geração de empregos.

No campo político, Nelson Padovani exerceu dois mandatos como deputado federal, período em que direcionou inúmeros recursos e obras para os municípios do Oeste. Entre suas principais contribuições, destacam-se a instalação do primeiro Instituto Tecnológico Federal do Oeste, a obtenção do recurso para o novo terminal aeroportuário de Cascavel e a relatoria do projeto de reabertura da Estrada do Colono, transformando-a em “Estrada Parque”, um tema histórico para a integração regional. Sempre trabalhando em defesa do Agro, Nelson Padovani estampou páginas da revista Veja, sendo eleito o 15º melhor deputado federal do país, no ranking divulgado pela principal revista do Brasil.

“Tudo que eu fiz foi por uma missão, que acho que deve ser de todos os parlamentares do Brasil: correr pelo país atras de recursos para o município e a região que ele representa. Isso deixa uma marca de competência e seriedade. Até mesmo na reforma do Trevo Cataratas eu atuei, com a liberação de valores, mas no momento não havia projeto disponível para isso. Trabalhei muito em cima desse viaduto e após alguns anos conseguimos ele para Cascavel”, explicou Padovani.

Foi também escolhido pelos partidos para ser um dos representantes do Parlasul durante seus dois mandatos. Com grande reconhecimento do paranaense, apoiou e ajudou na trajetória de seu filho Nelsinho Padovani, que foi eleito como deputado federal em 2022, formando um sucessor no parlamento federal.

“Hoje vejo meu filho trabalhando e sei que vai dar certo. Já está dando certo. Porque o Paraná empurra o político, o Paraná tem tudo. Ele tem todos os motivos para ser um líder na câmara federal”, frisou.

Acesse nosso canal no WhatsApp