Aeroporto Afonso Pena tem voos atrasados nesta segunda-feira (19); veja orientações
Por Giuliano Saito
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Em Curitiba seis voos registraram atraso e um foi cancelado. Em Foz do Iguaçu, aeroporto teve dois voos atrasados, conforme administração. Aeroporto de Curitiba Divulgação/CCR O Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, registrou atraso em seis voos e um cancelamento nesta segunda-feira (19), segundo a administradora CCR Aeroportos. Já no oeste do estado, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu teve dois voos atrasados. Confira orientações aos passageiros abaixo. Na manhã desta segunda, aeronautas realizaram uma paralisação das 6h às 8h após decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que determinou que 90% dos profissionais permanecessem em serviço. A categoria cobra melhores condições de trabalho e reajustes salariais. A paralisação gerou atrasos e cancelamentos em aeroportos de todo o Brasil. Contudo, a CCR não confirmou até a publicação desta reportagem se os atrasos registrados no Paraná estão ligados à greve. Leia mais: Greve dos aeronautas causa atrasos em voos em aeroportos Por nota, as companhias aéreas Latam, Gol e Azul afirmaram que acompanham as negociações e atuam para que os passageiros sejam minimamente afetados. Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu não fechou durante a pandemia. Geraldo Bubniak/AEN Orientações A CCR orienta que, para informações adicionais a respeito de voos, os passageiros devem buscar informações junto à companhia aérea correspondente. A Gol recomenda que os passageiros acompanhem o status dos voos por meio da internet. A Latam também disponibiliza uma ferramenta online para o acompanhamento das viagens. Conforme a legislação, as companhias aéreas devem compensar os clientes em casos de atrasos nos voos e lotação no saguão do aeroporto. Segundo o especialista em Direito Aeronáutico Felipe Bonsenso, a lei determina que as empresas ofereçam suporte imediato aos clientes, mesmo que as causas de atraso ou suspensão dos voos não tenham sido provocadas diretamente pelas companhias. Voo atrasado ou cancelado? Saiba quais são os direitos dos passageiros Assim que a companhia aérea tiver conhecimento de que haverá o atraso ou cancelamento de voos, deve imediatamente notificar o consumidor. Devem, ainda, partir da própria empresa as seguintes medidas: manter o passageiro informado a cada 30 minutos quanto à previsão de partida dos voos atrasados; oferecer gratuitamente, de acordo com o tempo de espera, assistência material oferecer reacomodação, reembolso integral ou execução do serviço por outra modalidade de transporte, cabendo a escolha ao passageiro, quando houver atraso de voo superior a 4 horas ou cancelamento. No caso de atraso, deve ser oferecida assistência material, conforme a necessidade de espera: a partir de 1 hora: comunicação (internet, telefone etc.); a partir de 2 horas: alimentação (voucher, refeição, lanche etc.); a partir de 4 horas: hospedagem (somente em caso de pernoite no aeroporto) e transporte de ida e volta. Se o passageiro estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para sua residência e de sua casa para o aeroporto. O Passageiro com Necessidade de Assistência Especial (Pnae) e seus acompanhantes sempre terão direito à hospedagem, independentemente da exigência de pernoite no aeroporto. VÍDEOS: mais assistidos do g1 Paraná Leia mais notícias no g1 Paraná.
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