A elite para o Estadual de 2026 já está formada
Foz do Iguaçu e Galo Maringá aumentam a representatividade do interior
Por Luciano Neves

Em 2025, o Campeonato Paranaense voltou a ter uma decisão entre times do interior. Na ocasião, Operário de Ponta Grossa e Maringá se enfrentaram na final e o Fantasma faturou o título ao superar o rival nos pênaltis. Será que os times do interior vão seguir predominantes no Estadual do ano que vem?
A representatividade do interior do Estado vai ficar maior em 2026. Isso porque a elite do ano que vem já tem os dois novos integrantes. No último fim de semana, foram realizados os jogos de volta da Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense. Foz do Iguaçu e Galo Maringá conseguiram superar seus oponentes e subiram para a primeira divisão. Ou seja, no ano que vem, são oito times do interior e quatro representantes da Região Metropolitana de Curitiba.
O Estadual de 2026 volta a ter dois times do oeste. O Foz do Iguaçu se junta ao Cascavel. O Azulão já foi semifinalista do Paranaense e disputou a elite pela última vez em 2023. Inclusive, o último jogo da equipe na primeira divisão foi justamente contra a Serpente Aurinegra.
O Azuriz segue representando o sudoeste paranaense. O noroeste conta com o Cianorte. O atual campeão Operário de Ponta Grossa representa os Campos Gerais. O norte do Estado ganhou um time a mais. O Galo Maringá também subiu e formará o derby da Cidade-Canção contra o Maringá, atual vice-campeão paranaense. O grande clássico do Dogão é contra o Londrina, já que ambos são integrantes da Série C do Brasileiro.
Curitiba perdeu um dos integrantes da elite esse ano, já que o Paraná Clube sofreu o seu terceiro rebaixamento. Caiu ao lado do Rio Branco de Paranaguá. Ambos subiram juntos em 2024. Inclusive, a Gralha Tricolor conquistou o acesso com o técnico Tcheco, hoje comandante do Cascavel. Neste ano, Tcheco voltou ao Paraná Clube, mas não conseguiu evitar um novo rebaixamento. Com isso, a Capital terá novamente três representantes: os rivais Athletico-PR e Coritiba, além do Andraus. E o Independente São Joseense, de São José dos Pinhais, também permaneceu na elite.
Divisão de acesso
Galo Maringá e Foz do Iguaçu vão disputar o título da Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense. O Azulão superou o Paranavaí nos pênaltis após um empate em 2 a 2 no tempo normal. E o Galo passou com mais tranquilidade pelo Nacional de Campo Mourão: goleada de 5 a 0. Os dois times fazem o jogo de ida da decisão no próximo sábado (12), no Estádio do ABC. A partida de volta será no Estádio Willie Davids, em Maringá. O Galo disputou a elite estadual no ano passado, mas fico uma última posição e foi rebaixado para a segunda divisão. O time de Maringá ainda está invicto na competição.
Adriano Souza, treinador do Azulão, celebrou a vitória do último fim de semana. “É difícil segurar a emoção. Esse grupo foi gigante! Desde que cheguei, vi nos olhos dos atletas a vontade de fazer história. Agradeço a comissão, à diretoria e, principalmente, à torcida. O acesso é nosso, Foz! Mas ainda não acabou: agora queremos o título”, pontuou o técnico do Foz.
Números
O clássico do oeste entre Futebol Clube Cascavel e Foz do Iguaçu Futebol Clube ocorreu em seis ocasiões na elite estadual. Os dois times subiram juntos da segunda para a primeira divisão em 2014. Em 2015, no primeiro jogo entre eles, empate em 2 a 2. As duas equipes seguiram juntas na primeira divisão até 2019, ano da queda do Foz. O Azulão voltou em 2023 e, no mesmo ano, foi rebaixado. No retrospecto dentro da elite, foram três vitórias aurinegras, duas do Azulão e um empate.
Créditos: Luciano Neves