Derby paulista no Campeonato Brasileiro

Depois do encontro no mata-mata da Copa do Brasil, Timão e Verdão jogam na Neo Química Arena

Por Da Redação

Derby paulista no Campeonato Brasileiro Créditos: Cesar Greco/SEP

Há pouco dias, Corinthians e Palmeiras se enfrentaram em dois jogos decisivos válidos pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Na ocasião, o Timão levou a melhor e venceu os dois jogos no mata-mata, avançando para as quartas de final. Aliás, o Timão já jogou por essa etapa da competição e está em vantagem. Antes disso, os dois rivais travaram dois Derbys na final do Paulistão, com mais um triunfo do Corinthians sobre o Palmeiras.

Neste domingo (31), Timão e Verdão se encontram pela última vez em 2025. Desta vez, o Derby é válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Será às 18h30, na Neo Química Arena, a casa alvinegra. Na tabela do Brasileirão, situação mais favorável para o Palmeiras, que começou essa rodada na segunda colocação com 42 pontos e quer manter a perseguição ao líder Flamengo. Já o Corinthians tem 25 pontos e está no meio da tabela. Para além disso, o que também está em jogo para o Palmeiras é mais um jogo de 'baliza a zero', como costuma dizer o técnico Abel Ferreira. O Palmeiras, assim, tenta passar ileso pelo clássico e busca igualar sua melhor série defensiva da temporada. A equipe comandada por Abel tem mostrado solidez no setor defensivo e conta, ainda, com o bom momento de Weverton. Não à toa, já soma quatro partidas consecutivas sem sofrer gols. O setor defensivo do Palmeiras não foi vazado em dois embates das oitavas da final da Libertadores contra o Universitario do Peru (uma vitória por 4 a 0 e um empate sem gols), e também nos triunfos sobre Botafogo (1 a 0) e Sport (3 a 0), ambos pelo Brasileirão.

Em três dos quatro jogos com a 'baliza a zero', o Palmeiras teve duas peças fundamentais de sua defesa em campo: Gustavo Gómez e Murilo. Ambos foram titulares nos jogos contra Botafogo, Sport e Universitario (volta). Na ida, Micael foi o titular ao lado do paraguaio. O Verdão registrou sua melhor sequência defensiva da temporada em meados de maio. Na ocasião, a equipe palmeirense não foi vazada em cinco partidas seguidas: Bolívar (2 a 0) e Cerro Porteño (2 a 0), pela Libertadores; Vasco (1 a 0) e São Paulo (1 a 0), pelo Brasileirão; e Ceará (1 a 0), pela terceira fase da Copa do Brasil. Com o setor defensivo em alta novamente, o Palmeiras busca, agora, manter a 'baliza a zero' em mais um jogo. Se não sofrer gols diante do Corinthians, o Alviverde igualará sua melhor série defensiva de 2025. Além disso, dará mais um passo importante na briga pelo título da Série A. Na atual temporada, porém, o Verdão tem encontrado dificuldades para não levar gols em clássicos contra o rival alvinegro. Em seis Derbys disputados no ano, o time sofreu seis gols. A defesa palmeirense passou em branco em dois deles - um pelo Brasileiro e um pelo Paulista, quando ficou com o vice-campeonato.

Convocações

A semana foi agitada para Corinthians e Palmeiras, já que jogadores importantes foram chamados para as suas respectivas seleções. Vivendo o que possivelmente seja sua melhor fase no Palmeiras, o atacante Flaco López recebeu, na última segunda-feira, a sua primeira convocação para defender a Argentina. O centroavante foi de rival a companheiro de Lionel Messi em questão de dois meses. Em junho deste ano, o Palmeiras viajou rumo aos Estados Unidos para a disputa da Copa do Mundo de Clubes. Foi durante a competição que os caminhos de Flaco e Messi se cruzaram pela primeira vez, quando o Verdão encarou o Inter Miami do camisa 10 argentino ainda na fase de grupos.

A seleção holandesa divulgou na sexta-feira a lista de convocados para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O camisa 10 do Corinthians, Memphis Depay, aparece entre os nomes chamados. Na Data Fifa de junho, ele alcançou a marca de 50 gols com a camisa da Holanda, se tornando o maior artilheiro da história da seleção ao lado de Robin van Persie. 

 

Acesse nosso canal no WhatsApp