GCAST

43ª Semana Literária Sesc e Feira do Livro começa nesta quarta

A programação, que é considerada um dos maiores circuitos literários do Brasil, é desenvolvida em 27 municípios do estado, entre os dias 07 e 11 de agosto, com o objetivo de valorizar a produção literária de cada região. Em Cascavel, a programação contará lançamentos de livros, espetáculos teatrais, oficinas, exposições, mesa redonda e mais, tudo realizado no espaço do Centro Cultural Gilberto Mayer.

43ª Semana Literária Sesc e Feira do Livro começa nesta quarta Créditos: Reprodução redes sociais

 

Em sua nova edição, o Caderno Mais aborda mais uma programação em valorização e incentivo à leitura, que deve oferecer mais oportunidades aos profissionais do Paraná e mais opções literárias ao público.

Para cumprir com a missão de proporcionar um espaço de diálogo diverso e plural entre leitores e escritores regionais, que o estado do Paraná se prepara para receber a 43ª edição da Semana Literária Sesc (Serviço Social do Comércio) e Feira do Livro. A programação, que é considerada um dos maiores circuitos literários do Brasil, é desenvolvida em 27 municípios do estado, entre os dias 07 e 11 de agosto, com o objetivo de valorizar a produção literária de cada região.

Neste ano, a Semana Literária terá como tema: “Poesia em Toda Parte”, em celebração à efeméride de aniversário do grande e múltiplo poeta Paulo Leminski, que completaria seus 80 anos em 2024, se não tivesse falecido no ano de 1989, aos 44 anos, em decorrência de uma cirrose hepática. Para os leitores que não estão familiarizados com o nome, Leminski foi um poeta curitibano singular, lembrado pelo uso marcante da linguagem, mesclando toques de humor e trocadilhos linguísticos, sendo conhecido por “poeta pop”, graças ao formato usado em seus poemas, muitas vezes formados por trechos curtos, que se assemelham ao formato usado por publicidades. 

E foi para espalhar a poesia por toda a parte, que as atividades da Semana Literária se ramificaram por todas as regiões, com atividades inspiradas no autor curitibano. Entre as atividades, exposições, oficinas, saraus literários, contações de histórias e outras ações. 

Já em Cascavel, a programação contará lançamentos de livros, espetáculos teatrais, oficinas, exposições, mesa redonda e mais, tudo realizado no espaço do Centro Cultural Gilberto Mayer, também entre os dias 07 e 11 de agosto. 

No município, as atividades serão abertas nesta quarta-feira (07), a partir das 09h30, com a apresentação de um espetáculo teatral com Rô Fagundes. A artista volta ao palco do Centro Cultural às 14h30 para mais uma performance teatral. 

No período da noite, a partir das 19 horas, acontece o lançamento da “9ª Coletânea Sesc de Contos Infantis”, que reúne produções de dez escritores do estado. 

A partir das 19h30, a programação segue com um bate-papo com a escritora Mariana Salomão Carrara, convidada pelo grupo cascavelense de leitura ‘Leia Mulheres’, que também participa mediando a conversa. 

Mariana Salomão esteve entre os 10 indicados ao Prêmio Jabuti 2020 na categoria Romance Literário, além de ter sido indicada à edição de 2022 da premiação. Ela também foi premiada pelo Prêmio Guiões, em Portugal, em 2019, pelo roteiro de longa-metragem com a produção “É Lá que Eu Quero Morar”.

Entre suas criações, destaque para os livros: “Se Deus me Chamar, Não Vou”, “É Sempre a Hora da Nossa Morte, Amém”, “Não Fossem as Sílabas do Sábado”, entre outras.

“A Mariana Carrara é uma autora que lemos no ano passado e que reverberou muito aqui. Então estão muito felizes em recebê-la em Cascavel para esta conversa pessoalmente”, aponta Regina Krauss, integrante do grupo Leia Mulheres. 

No dia 08 de agosto, a programação da ‘Semana Literária Sesc’ começa às 09h30 com o espetáculo teatral com a ‘Companhia Conta Causos’.  A apresentação será repetida durante o período da tarde, a partir das 14h30. 

Já no período da noite, a programação contará com uma ‘Oficina de Contação de Histórias’, destinada para docentes em formação. 

No dia seguinte, 09 de agosto, as apresentações teatrais continuam, com a contribuição do grupo ‘Trapo e Farrapos’, que sobe ao palco do Centro Cultural Gilberto Mayer a partir das 14h30. 

Já no dia 10 de agosto, último dia da programação da 43ª Semana Literária Sesc, as atividades começarão mais cedo, a partir das 08h30, quando será realizada uma ‘Oficina de Poesia’, com Jéssica Iancoski, escritora curitibana, que foi finalista do Prêmio Jabuti, em 2022. A autora é responsável por obras de destaque na literatura infantil e na poesia, entre suas criações, estão: “A Pele da Pitanga”, “Um Lugar Maravilhoso”, “Por Onde Vai o Barco”, entre outras. 

Ainda no período da manhã, a partir das 11 horas, está programado para acontecer o lançamento do livro “Receitas Mesa Brasil”. Para os leitores que não estão familiarizados com a nomenclatura, o ‘Mesa Brasil’ é um programa de segurança alimentar e nutricional, desenvolvido pelo Sesc, para distribuir alimentos e promover ações educativas sobre alimentação, em todo o país. 

A partir das 14 horas, o grupo Leia Mulheres volta ao Centro Cultural Gilberto Mayer para mediar uma mesa redonda com as escritoras Kiusam Oliveira, contadora de histórias da mitologia afro-brasileira, também reconhecida por obras voltadas para o público infanto-juvenil, com foco em educação antirracista; e Nívea Sabino, autora premiada pelo Campeonato Brasileiro de Poesia Falada e pelo Prêmio Zumbo de Cultura. 

Regina Krauss conta que ambas contribuem com um bate-papo, que deve transitar por temas etnico raciais: “Nívea Sabino tem uma importante trajetória de ativismo poético no que tange o enfrentamento ao racismo, à lesbofobia, ao sexismo e outras formas de opressão, através da palavra, pelos saraus de periferias. Já Kiusam é contadora de histórias da mitologia afro-brasileira, tem palestrado pelo Brasil sobre a temática das relações étnico-raciais, privilegiando temas como: educação das relações étnico-raciais, identidade negra, candomblé e educação e corporeidade afro-brasileira”, coloca. 

Ao Caderno Mais, Regina Krauss acrescenta ainda que a escolha dos convidados para compor a programação deste ano da Semana Literária Sesc reflete uma abertura de espaço à diversidade: “É importante dizer que a escolha de autoras do Sesc Paraná é extremamente cuidadosa e garante de uma maneira muito bonita a presença de diversidade de gênero, de etnia e de território nesta edição. Teremos, em Cascavel, personalidades que representam as linguagens periféricas da literatura, com uma poeta do slam (forma de competição de poesia falada) e uma escritora de literatura infantojuvenil antirracista”, conclui. 

E como estamos falando em um evento literário, é claro que a programação da 43ª Semana Literária Sesc também contaria com uma feira de livros, que ficará disponível ao longo de toda a programação, das 09 às 21 horas, com centenas de exemplares disponíveis, muitos deles produzidos por escritores regionais.

Além das atividades agendadas citadas acima, a Semana Literária contará também com a exposição “Arte Têxtil”, criada pela artista Josiane Griesbach. Arquiteta e artista têxtil, Griesbach domina uma habilidade artística milenar, que transforma materiais têxteis, fios e tecidos em arte. 

Reforçando o recado, a 43ª edição da Semana Literária Sesc (Serviço Social do Comércio) e Feira do Livro acontece entre os dias 07 e 11 de agosto, no Centro Cultural Gilberto Mayer, reunindo feira de livros, mesa redonda, lançamento de livros, entre outros. A entrada é gratuita e aberta ao público. 

Para conferir a programação completa da Semana Literária, basta acessar o perfil @sesc_pr, nas redes sociais. 

 

Data 

07-11/08 

43ª edição da Semana Literária Sesc acontece entre os dias 07 e 11 de agosto 

 

Trecho 

 “É importante dizer que a escolha de autoras do Sesc Paraná é extremamente cuidadosa e garante de uma maneira muito bonita a presença de diversidade de gênero, de etnia e de território nesta edição. Teremos, em Cascavel, personalidades que representam as linguagens periféricas da literatura, com uma poeta do slam (forma de competição de poesia falada) e uma escritora de literatura infantojuvenil antirracista”

-Regina Krauss

Mediadora do ‘Leia Mulheres’

Créditos: Mariana Moreira