RESULT

Vice-prefeito Serjão assume a Prefeitura de Fazenda Rio Grande

De acordo com a Prefeitura, todas as secretarias e órgãos municipais seguem operando normalmente, assegurando o pleno funcionamento dos serviços públicos à população

Por Eliane Alexandrino

Vice-prefeito Serjão assume a Prefeitura de Fazenda Rio Grande Créditos: Divulgação

Eliane Alexandrino/ Cascavel

O vice-prefeito Luiz Sérgio Claudino, conhecido como Serjão, assumiu interinamente, nesta segunda-feira (13), a chefia do Poder Executivo Municipal de Fazenda Rio Grande, conforme previsto na legislação vigente.

De acordo com a Prefeitura, todas as secretarias e órgãos municipais seguem operando normalmente, assegurando o pleno funcionamento dos serviços públicos à população. A administração reafirmou o compromisso com a transparência, a legalidade e o interesse público.

Serjão assume o cargo após a prisão do prefeito Marco Antônio Marcondes Silva (PSD), ocorrida na última quinta-feira (9), durante uma operação do Gaeco que investiga um esquema de corrupção na Prefeitura. As apurações apontam superfaturamento em contratos de saúde e envolvem secretários e empresários ligados à administração municipal.

Em 1995, Serjão, mudou-se com a família para Fazenda Rio Grande, onde continuou atuando na área agrícola. Entrou para a política em 2004, quando disputou sua primeira eleição, sendo eleito vereador. Desde então, foi reeleito por quatro mandatos consecutivos.

“Chamei uma reunião com todo o Secretariado Municipal para alinhar as prioridades e garantir a continuidade dos serviços de cada pasta. O município tem inúmeros projetos e ações importantes para a população, e estou totalmente preparado para dar continuidade à gestão municipal. Sobre o processo que corre em segredo de justiça, informo que não tenho nenhuma atualização e aguardo as próximas decisões judiciais. Seguiremos trabalhando com responsabilidade e transparência, sempre em respeito à nossa cidade e à população fazendense”, defendeu Serjão.

Filiado ao União Brasil, Serjão afirma ter escolhido o partido por se identificar com posições de centro-direita e com o compromisso da legenda em buscar soluções concretas para os problemas da população, pautadas pela honestidade e pelo interesse público.

Entre suas principais bandeiras estão as melhorias nas áreas rurais, a valorização da educação, o aprimoramento dos serviços de saúde e o desenvolvimento da mobilidade urbana. No biênio 2023-2024, exerceu o cargo de 1º vice-presidente da Câmara Municipal e integrou a Comissão Parlamentar de Inquérito Processante 01/2023, que investigou quebra de decoro parlamentar do vereador Alex Padilha (PSC).

Um dos projetos de destaque em seu mandato é o programa "Porteira Adentro" (Lei nº 1.606/2022), que visa facilitar o acesso às propriedades rurais do município. Serjão afirma que pretende continuar trabalhando para melhorar a qualidade de vida da população, elaborando leis e requerimentos que fortaleçam o diálogo entre os cidadãos e o Poder Executivo.

Operação Fake Care

Na semana passada, o Ministério Público do Paraná (MPPR) deflagrou a Operação Fake Care, que revelou um esquema de corrupção na área da saúde em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba.

A ação, conduzida pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos e pelo Gaeco, apontou que a organização criminosa teria causado um prejuízo superior a R$ 10 milhões aos cofres públicos.

Segundo as investigações, o grupo favorecia uma empresa por meio de contratações direcionadas para serviços de testagem domiciliar e levantamentos estatísticos, mediante pagamento de propinas a servidores de alto escalão. Foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e buscas em endereços de Curitiba e Fazenda Rio Grande.

Entre os presos estão o prefeito Marco Antônio Marcondes Silva (PSD), o auditor do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), Alberto Martins de Faria, o secretário municipal da Fazenda, Francisco Roberto Barbosa, além de dois empresários. O MP apura ainda o superfaturamento de contratos e suspeitas de que o esquema tenha sido replicado em outras prefeituras do Estado.

Foto: Divulgação

Acesse nosso canal no WhatsApp