Verdão recebe o Vozão em vantagem pelas oitavas da Copa do Brasil

Palmeiras tem a vantagem de jogar pelo empate diante do Ceará, no Allianz Parque

Por Luciano Neves

Verdão recebe o Vozão em vantagem pelas oitavas da Copa do Brasil Créditos: Cesar Greco

O Palmeiras é, de longe, o melhor time brasileiro no momento. Líder do Campeonato Brasileiro com 22 pontos, quatro de vantagem para o segundo colocado. Isso significa que, independente dos resultados do próximo fim de semana, o Verdão irá se manter na liderança isolada. Na Libertadores da América, o Palmeiras é o único com 100% de aproveitamento e já garantiu a primeira posição na classificação geral. E também volta os olhares para a Copa do Brasil. O time de Abel Ferreira fez apenas um jogo na competição de mata-mata, a vitória por 1 a 0 sobre o Ceará no duelo de ida. O confronto faz parte da impressionante marca do Palmeiras de vinte jogos de invencibilidade fora de casa. Mas nesta quinta-feira (22), quando a Copa do Brasil irá definir todos os classificados para as oitavas de final, o Palmeiras volta a atuar em casa. A equipe comandada pelo técnico Abel Ferreira enfrenta o Ceará, nesta quinta-feira, às 19h30, no Allianz Parque, no jogo de volta da terceira fase. Por todos esses atributos, o Verdão é apontado como favorito no único duelo entre times de Série A na terceira fase da Copa do Brasil. Como venceu o jogo de ida, tem a vantagem de jogar pelo empate. O Vozão tenta uma façanha de vencer o Palmeiras por dois gols de diferença ou vencer por um gol para forçar uma decisão por pênaltis. O Vozão também faz boa campanha no Brasileirão e aparece no quinto lugar com 15 pontos. O Vozão venceu o Sport, por 2 a 0, na última rodada.

 

Marca importante

O recorde de vitórias consecutivas do Palmeiras, nesta temporada, é sete. Mas, depois de ter essa sequência interrompida, o Verdão está perto de igualar essa marca e pode fazer isso em duelo decisivo contra o Ceará, pela terceira fase da Copa do Brasil. A equipe comandada pelo técnico Abel Ferreira conquistou as sete vitórias consecutivas nos mês de abril, terminando o quarto mês do ano quase invicto. As vitórias foram contra Sporting Cristal, Sport, Cerro Porteño, Corinthians, Internacional, Fortaleza e Bolívar. Essa sequência foi interrompida pelo Bahia, que venceu o Palmeiras, por 1 a 0, no Allianz Parque, no último dia 30 de abril. Este compromisso marcou a última derrota palmeirense no ano. Depois disso, o Verdão engatou seis vitórias: contra Ceará, Vasco, Cerro Porteño, São Paulo, Bolívar e Bragantino.

As sete vitórias seguidas reuniram a melhor sequência do Palmeiras desde junho/julho de 2021, quando o time comandado por Abel obteve nove triunfos seguidos. Agora, o Verdão tem a chance de repetir a melhor marca do ano e tentar bater o recorde da Era Abel Ferreira.

 

Santos tenta evitar a crise maior contra o CRB 

O Santos visita o CRB nesta quinta-feira (22), no Estádio Rei Pelé, em Maceió, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. A bola rola a partir das 21h30. As equipes ficaram no 1 a 1 no jogo de ida, que aconteceu na Vila Belmiro, em Santos, no último dia 1º. Rollheiser marcou o gol do Peixe, enquanto Breno balançou as redes para o time alagoano. O Alvinegro Praiano vive péssima fase. A equipe não sabe o que é vencer desde o dia 16 de abril, quando bateu o Atlético-MG, por 2 a 0. Desde então, o Peixe acumulou quatro derrotas e dois empates em seis jogos. O time de Cléber Xavier é o vice-lanterna do Campeonato Brasileiro, com apenas cinco pontos, e perdeu para o Corinthians na última rodada, por 1 a 0.

Para o duelo, o treinador conta com o retorno de Neymar. O camisa 10 treinou normalmente nesta semana e está recuperado de lesão na coxa esquerda. Já o atacante Guilherme se recuperou de lesão muscular na perna direita e também pode pintar como novidade. Em contrapartida, Escobar (suspenso), Soteldo (lesão na coxa esquerda), João Schmidt (lesão na coxa esquerda) e Diego Pituca (tendinite no tendão de Aquiles da perna esquerda) são desfalques. Do outro lado, o CRB voltou a vencer após quatro empates seguidos na temporada. No último domingo, a equipe alagoana superou o Criciúma por 1 a 0, pela Série B. O time do técnico Eduardo Barroca ocupa a quinta posição na Segunda Divisão, com 15 pontos.

Para avançar no tempo normal, o Peixe terá que superar o péssimo desempenho fora de casa no ano. O último - e único - triunfo fora de casa do Santos ocorreu no dia 23 de fevereiro, em jogo contra a Inter de Limeira, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista. Na ocasião, o Peixe venceu o time interiorano por 3 a 0. Desde então, a equipe praiana amarga uma sequência de seis derrotas consecutivas como visitante na temporada. O time da Vila Belmiro perdeu para Corinthians (duas vezes), Vasco, Fluminense, São Paulo e Grêmio no período.

 

Fogão e Inter jogam contra times de Série D

Outros dois times de Série A do Campeonato Brasileiro decidem seus futuros na Copa Brasil. E terão pela frente confrontos contra equipes da Série D do Brasileiro. Logo, são favoritos nos jogos de volta da terceira fase. O Botafogo irá enfrentar o Capital-DF nesta quinta-feira (22), às 21h30, no Mané Garrincha, em Brasília. A situação do Glorioso é bem confortável, já que venceu o jogo de ida por 4 a 0, no Rio de Janeiro. A goleada deu ao Fogão uma grande vantagem. Pode até perder por três gols de diferença que ainda assim avançará para as oitavas de final. No fim de semana, o Botafogo fez o clássico diante do Flamengo pelo Brasileirão e empatou sem gols. Na Copa do Brasil, o Fogão é o único dos considerados grandes do Rio de Janeiro sem título da competição de mata-mata. Mais cedo, às 19 horas, o Internacional fará o jogo de volta da terceira fase contra o Maracanã do Ceará. O jogo tem mando do time cearense, porém, será no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Logo, o local terá maior apoio do Internacional. O Colorado, de Roger Machado, venceu o jogo de ida por 1 a 0 e tem a vantagem do empate. No último domingo, o Inter teve um tropeço no Brasileirão e empatou em 1 a 1 com o Mirassol. Antes disso, conquistou uma importante vitória fora de casa e derrotou o Nacional do Uruguai por 2 a 0, pela Libertadores. 

 

Mais jogos

A terceira fase terá mais definições nesta quinta-feira. Destaque para o Cruzeiro que visita o Vila Nova-GO, às 19 horas, num confronto entre um time de Série A contra uma equipe de Série B. O jogo será no Serra Dourada e a Raposa tem boa vantagem, já que venceu o jogo de ida por 2 a 0. Pode até perder por um gol de diferença que avança. O Bragantino, que vem de derrota para o Palmeiras, tenta reverter a situação em outro confronto entre times de séries A e B. Hoje recebe o Criciúma, às 21h30, no Cícero de Souza Marques. No jogo de ida, o Tigre venceu por 1 a 0 e joga pelo empate. O Massa Bruta precisa vencer por dois gols de diferença.

 

Créditos: Da redação