Verdão estreia na Copa do Brasil diante do Ceará nesta quarta
Este é o único duelo entre equipes de Série A do Brasileiro na terceira fase da Copa do Brasil
Por Luciano Neves

O Palmeiras virou a chave após queda de invencibilidade no Campeonato Brasileiro, no último domingo, e passou a focar em sua estreia na Copa do Brasil. O Verdão enfrenta o Ceará, nesta quarta-feira (30), a partir das 19h30, na Arena Castelão, pelo jogo de ida da terceira fase da competição.
O Palmeiras perdeu, no último domingo, a invencibilidade no Campeonato Brasileiro ao ser derrotado pelo Bahia, por 1 a 0. Com isso, saiu da liderança e caiu para segundo lugar, com 13 pontos. O resultado colocou fim à sequência de sete vitórias da equipe comandada pelo técnico Abel Ferreira. O Verdão, então, virou a chave para a estreia na Copa do Brasil. Para o duelo, o Verdão ainda tem confirmado os desfalques do zagueiro Micael (entorse no tornozelo esquerdo) e do atacante Bruno Rodrigues, em transição física, após se recuperar de cirurgia no joelho. Ainda devem seguir como baixas Murilo, Raphael Veiga e Mayke, todos em transição física, além de Marcos Rocha (cronograma individualizado).
O Ceará, por outro lado, vem de empate por 1 a 1 com o São Paulo, pelo Brasileirão. O time comandado pelo técnico Léo Condé tem oito pontos e ocupa a nona posição na tabela. O treinador terá os desfalques dos atacantes Aylon e Bruno Tubarão e do goleiro Bruno Ferreira, lesionados. O meia Rômulo, emprestado pelo Palmeiras, por questão contratual, também é baixa.
Essa será a quinta vez que as equipes se enfrentam no mata-mata do torneio que tem histórico de vantagem palmeirense. A única classificação do Ceará se deu nas oitavas de final de 1994. No Castelão, as equipes empataram sem gols e na volta ficaram na igualdade por 1 a 1. Com a regra do gol fora de casa em vigor, o time cearense avançou de fase e, naquela campanha, foi vice-campeão. Depois disso, Palmeiras e Ceará disputaram mais três mata-matas pela Copa do Brasil. Em 1997, o Palmeiras aplicou 5 a 2 no jogo de ida, fora de casa, e 5 a 0 em casa, classificando-se à semifinal. No ano seguinte, os times mediram forças na primeira fase. De modo geral, o Palmeiras e Ceará também se enfrentaram pela Série A e Série B. Ao todo, são 33 confrontos, com larga vantagem do Verdão. São 19 vitórias da equipe alviverde, dez empates e quatro vitórias do Vozão. O último embate entre os times foi pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2022. Naquela oportunidade, o Verdão venceu por 2 a 1, no Castelão.
Bahia
Depois da vitória sobre o Palmeiras fora de casa, o Bahia também estreia na Copa do Brasil hoje. O Tricolor de Aço faz o jogo de ida da terceira fase contra o Paysandu, às 21h30, no Mangueirão.
Timão
Nesta quarta-feira (30), em confronto válido pela partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil, o Corinthians visita o Novorizontino, no Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi, às 21h30. Na tarde do último domingo, sob olhares de Dorival Júnior, o Corinthians foi dominado e goleado pelo Flamengo por 4 a 0, no Maracanã, em compromisso válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Dorival Júnior foi apresentado de maneira oficial no clube ontem. Além de marcar a estreia do treinador sob o comando do Alvinegro, também será o primeiro compromisso do Timão nesta edição da Copa do Brasil. Do outro lado, o Novorizontino vem de vitória por 2 a 1 contra o Athletico-PR, pela quinta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Para chegar nesta fase da Copa do Brasil, a equipe comandada por Eduardo Baptista derrotou Rio Branco e Operário na primeira e segunda fases, respectivamente.
Fogão
Dos quatro considerados grandes do Rio de Janeiro, o Botafogo é o único que ainda não foi campeão da Copa do Brasil. O time inicia a busca por esse título inédito nesta quarta-feira (30) e estreia contra o Capital do Distrito Federal, em mais um confronto entre uma equipe da Série A contra um time de Série D do Brasileiro. O jogo de ida da terceira fase será às 19 horas, no Estádio Nilton Santos. O Botafogo vem embalado pela vitória por 2 a 0 no clássico carioca contra o Fluminense no fim de semana. Depois de não renovar com o Botafogo ao fim de 2024, o lateral Marçal teve seu retorno ao Glorioso anunciado esta semana. Após uma ligação de John Textor, o atleta de 36 anos voltou ao clube carioca, desta vez com contrato até o fim da temporada de 2025. Campeão Brasileiro e da Libertadores, Marçal chegou ao Botafogo em 2022 e possui 90 jogos pelo clube. Neste período, teve três gols marcados e nove assistências. Em 2024, chegou a atuar também como zagueiro. O jogador ainda não tem previsão para reestrear pelo Fogão.
Grêmio
O Grêmio é apontado como favorito no confronto contra o CSA de Alagoas, pela terceira fase da Copa do Brasil. Os dois times fazem o jogo de ida nesta quarta (30), às 21h30, no Estádio Rei Pelé. O CSA está na Série C do Campeonato Brasileiro e tem um bom início de competição. Aparece no G-8 com cinco pontos ganhos e está invicto na competição nacional. Já o Grêmio, representante da Série A, ainda busca a primeira vitória sob o comando do técnico Mano Menezes. Na semana passada, o treinador fez a sua estreia no Grêmio no empate em 2 a 2 com o Godoy Cruz, da Argentina. E no fim de semana empatou em 1 a 1 com o Vitória. No Brasileirão, o Grêmio vive uma situação perturbadora e aparece na zona do rebaixamento com apenas cinco pontos ganhos.