Alexandre Curi

Trump ignora Brasil e mantém embaixada americana sem embaixador

País segue representado por encarregado de Negócios e governo brasileiro já foi ignorado em tentativas de diálogo.

Por Gazeta do Paraná

Trump ignora Brasil e mantém embaixada americana sem embaixador

Desde que Donald Trump assumiu a presidência dos Estados Unidos, o Brasil segue sem um embaixador norte-americano oficialmente nomeado. O cargo está vago desde 17 de janeiro, quando Elizabeth Bagley deixou o posto. Ela foi indicada por Joe Biden e mantinha relação próxima com o governo Lula. Na despedida, Bagley destacou a boa relação entre os países durante a gestão anterior.

Atualmente, a missão diplomática americana em Brasília é conduzida por Gabriel Escobar, encarregado de Negócios, cargo que não tem o mesmo peso político nem poder de articulação de um embaixador. Nos últimos meses, o governo brasileiro já precisou chamar Escobar duas vezes para prestar esclarecimentos após ameaças de Trump de aumentar tarifas sobre produtos brasileiros.

A ausência de um embaixador no Brasil é vista como mais um sinal de distanciamento e falta de diálogo entre os governos dos dois países. Lula, inclusive, já declarou publicamente que nunca conversou com Trump desde que o republicano voltou à presidência.

Apesar de enviar duas cartas à Casa Branca tentando negociar o fim das tarifas de 50% impostas aos produtos brasileiros, o Planalto ainda não obteve resposta do governo americano. Enquanto isso, as relações diplomáticas permanecem em compasso de espera e a incerteza aumenta para empresários e investidores brasileiros.

Acesse nosso canal no WhatsApp