Tragédia em Lisboa: descarrilamento do Elevador da Glória deixa ao menos 15 mortos

Descarrilamento do histórico Elevador da Glória, em Lisboa, deixa 15 mortos e 18 feridos; autoridades investigam rompimento de cabo e possível falha nos freios

Por Da Redação

Tragédia em Lisboa: descarrilamento do Elevador da Glória deixa ao menos 15 mortos Créditos: Redes Sociais

Lisboa viveu momentos de choque nesta quarta-feira (3) com o descarrilamento do Elevador da Glória, um dos principais pontos turísticos da capital portuguesa. O acidente deixou ao menos 15 mortos e 18 feridos, cinco em estado grave.

O incidente ocorreu às 18h05, horário local (14h05 em Brasília), e, segundo a emissora SIC, foi causado pelo rompimento de um cabo do bondinho. A RTP aponta que as autoridades também suspeitam de falha nos freios. "O mais provável é que um cabo de tração tenha se quebrado e, ao quebrar, os freios que normalmente deviam funcionar numa situação destas não funcionaram", explicou Fernando Nunes da Silva, especialista em Engenharia, à TV portuguesa.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram o funicular destruído após bater com força em um prédio. Uma testemunha relatou: "Bateu com uma força brutal e se despedaçou como uma caixa de papelão. Não tinha nenhum tipo de freio".

O Elevador da Glória, operando desde 1885 e capaz de transportar até 43 passageiros, passou por reparação geral em 2022 e manutenção periódica em 2024, seguindo protocolos de segurança.

Acesse nosso canal no WhatsApp