GCAST

Testemunha diz que irmão de Lula é "laranja" no esquema do INSS

Apesar das citações, a CPMI não tem planos, por enquanto, de convocar Frei Chico para prestar depoimento

Por Gazeta do Paraná

Testemunha diz que irmão de Lula é Créditos: Divulgação

Durante reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, nesta segunda-feira (1º), o advogado Eli Cohen, responsável por apurações preliminares sobre descontos ilegais em pagamentos de aposentados, afirmou que José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico e irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), “provavelmente deve ser um laranja” no esquema investigado.

Frei Chico é vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados Pensionistas e Idosos (Sindnapi), uma das entidades apontadas por arrecadar valores de forma irregular por meio de descontos sem o conhecimento dos beneficiários.

Ao depor como testemunha, Cohen declarou que diretores das entidades sindicais aparecem formalmente ligados às operações suspeitas, mas não seriam os principais alvos a serem investigados.

“Se o irmão de alguém, ou seja lá quem for, é o diretor de uma entidade, é claro que ele está envolvido. Mas todos que estão na diretoria são aqueles que não devem ser mirados por vocês. Vocês têm que achar quem está por trás da diretoria. Esses todos, inclusive o irmão do presidente Lula, para mim ele é um laranja. A real é essa”, afirmou.

O advogado, que se apresenta como “investigativo”, destacou ainda que os maiores beneficiários do esquema não ocupam cargos de destaque nos sindicatos. “Quem realmente se beneficia com essa fraude não aparece como diretor. Mas isso não tira que o Sindnapi é um dos campeões de fraudes contra aposentados. Não estou dizendo que o irmão do Lula tem alguma coisa a ver diretamente, mas provavelmente deve ser um laranja”, disse.

Apesar das citações, a CPMI não tem planos, por enquanto, de convocar Frei Chico para prestar depoimento. O foco dos parlamentares segue na apuração das entidades e dos possíveis beneficiários ocultos do esquema.

Acesse nosso canal no WhatsApp