GCAST

Tempestade de granizo causa destruição, deixa feridos e força suspensão de serviços em Erechim

De acordo com informações atualizadas pela prefeitura, ao menos 152 pessoas ficaram feridas, muitas atingidas por estilhaços, telhas e pedras de gelo

Por Da Redação

Tempestade de granizo causa destruição, deixa feridos e força suspensão de serviços em Erechim Créditos: Defesa Civil

Uma forte tempestade de granizo atingiu Erechim, no norte do Rio Grande do Sul, np último domingo (23), provocando uma série de danos e deixando dezenas de pessoas feridas. O município, a cerca de 370 km de Porto Alegre, decretou situação de emergência após contabilizar impactos severos na infraestrutura urbana, nos serviços públicos e na rotina da população.

De acordo com informações atualizadas pela prefeitura, ao menos 152 pessoas ficaram feridas, muitas atingidas por estilhaços, telhas e pedras de gelo, e pelo menos 12 moradores ficaram desabrigados. No total, mais de 6.495 famílias foram afetadas pelas chuvas, o que representa cerca de 17 mil pessoas diretamente impactadas pela tempestade.

O decreto de emergência autoriza a mobilização imediata de órgãos municipais para ações de atendimento humanitário, reparos e reconstrução. A medida se tornou necessária diante do grande número de estruturas danificadas. Ao menos 35 unidades de ensino foram atingidas, 15 escolas municipais e 20 estaduais, levando à suspensão das aulas nesta segunda-feira (24) nas redes municipal, estadual e privada com vagas contratadas pelo município.

A rede de saúde também sofreu prejuízos. Três CRAS, três CAPS e 12 Unidades Básicas de Saúde foram danificados pela chuva intensa. No Hospital Santa Terezinha, parte dos leitos de internação foi afetada, o que levou à suspensão de cirurgias eletivas. A direção ainda anunciou que pacientes de menor gravidade não seriam atendidos nesta segunda-feira para priorizar casos mais urgentes.

A infraestrutura urbana teve outros serviços comprometidos. A coleta seletiva foi suspensa temporariamente, e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente orientou que os moradores armazenem os resíduos em locais adequados até que o serviço seja restabelecido.

O Ginásio Caldeirão do Galo, pertecente ao Atlântico, clube que disputa a Liga Nacional de Futsal, também foi danificado pela chuva. No momento em que houve o temporal, acontecia os últimos ajustes para a partida da semifinal da LNF contra o Jaraguá. o Ginásio já se encontrava cheio de torcedores, que tiveram que voltar para suas residências em razão dos estragos, que culminaram no adiamento da partida. 

Equipes do governo do Estado e da Defesa Civil foram enviadas ao município para auxiliar no atendimento às vítimas e no gerenciamento da crise. A prefeitura segue monitorando os estragos e ampliando o suporte às famílias atingidas, enquanto contabiliza prejuízos em meio a um dos temporais mais severos registrados na região.

Acesse nosso canal no WhatsApp