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Sudoeste do Paraná avança na logística com nova etapa do Contorno Noroeste de Pato Branco

Lote 2 da PR-916 ligará a PR-493 à PRC-158 em uma extensão de 14,34 quilômetros, retirando o tráfego pesado de dentro da cidade e melhorando o acesso ao aeroporto municipal

Por Gazeta do Paraná

Sudoeste do Paraná avança na logística com nova etapa do Contorno Noroeste de Pato Branco Créditos: Arnaldo Neto/AEN

O Sudoeste do Paraná deve registrar um salto logístico nos próximos anos com a continuidade das obras do Contorno Noroeste de Pato Branco (PR-916). O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quarta-feira (16) a ordem de serviço para o Lote 2 da rodovia, que ligará a PR-493 à PRC-158 em um trecho de 14,34 quilômetros. O investimento do Governo do Estado é de R$ 148,9 milhões.

Além disso, Ratinho Junior inaugurou o terceiro e último lote da restauração em concreto da PRC-280, entre Pato Branco e Clevelândia. A rodovia, antes considerada a pior do Estado, recebeu quase R$ 500 milhões para recuperação de 140 quilômetros entre Pato Branco e General Carneiro, tornando-se o principal corredor logístico da região.

“Essa é uma obra que complementa a primeira fase já entregue e agora avança com a segunda etapa, criando um novo vetor de desenvolvimento para Pato Branco. Com o contorno completo, vamos reduzir os transtornos causados pelo tráfego de caminhões dentro da cidade e garantir mais eficiência logística para as indústrias locais”, afirmou o governador.

O novo trecho terá pavimento asfáltico flexível, duas faixas de 3,6 metros e acostamentos de 3 metros, além de terceiras faixas em 8,12 km para facilitar a subida de veículos pesados. Também serão implantados um viaduto no entroncamento com a PRC-158 e uma interseção em nível na Estrada Irineu Bertani, facilitando o acesso ao aeroporto municipal.

A obra, licitada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), inclui ainda drenagem, sinalização, dispositivos de segurança e plantio de vegetação. O prazo de execução é de 900 dias (30 meses), sendo os primeiros seis para o projeto executivo e os demais para a obra, sob responsabilidade do Consórcio Zancanaro/Dalba/Duovias.

O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, ressaltou que a obra atende uma demanda histórica da população. “É uma intervenção que entrega segurança e qualidade. O Governo do Paraná está comprometido com o desenvolvimento regional e com infraestrutura à altura do potencial do Estado.”

Já o secretário das Cidades, Guto Silva, destacou que a rodovia vai integrar as regiões separadas pela antiga via. “Pato Branco cresceu muito, especialmente para o lado Oeste, que estava praticamente isolado. O novo contorno vai tirar o tráfego pesado da área urbana e permitir mais mobilidade, segurança e qualidade de vida.”

Para o prefeito Géri Natalino Dutra, a obra representa um marco para o município. “Pato Branco deixa de ser cortada ao meio por uma BR. Essa nova estrutura trará mais segurança para os moradores e melhores condições para o desenvolvimento econômico.”

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