South Park coloca Trump na cama com o diabo e irrita Casa Branca
Episódio polêmico satiriza presidente dos EUA, gera reação oficial e faz piada com temas sensíveis
Por Gazeta do Paraná

A estreia da nova temporada de South Park, na quarta-feira (23), já chegou causando alvoroço nos Estados Unidos e mundo afora. O primeiro episódio da 27ª temporada apresenta o personagem inspirado em Donald Trump nu, deitado ao lado do diabo em uma cama, cena que rapidamente gerou reações da Casa Branca e movimentou as redes sociais.
O episódio mistura sátira política e provocações diretas. Na trama, Trump se reúne com o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, que protesta contra as tarifas impostas pelos EUA. Trump reage com ameaças de bombardeio ao país vizinho e, em outro momento, chega a confundir Irã e Iraque ao discutir possíveis ataques. Não faltam piadas sobre o corpo e o órgão sexual do presidente. Em seguida, a cena polêmica: Trump se recolhe para um momento íntimo com o próprio diabo, e os dois discutem sobre a suposta presença do presidente na lista de Jeffrey Epstein, empresário acusado de comandar uma rede de tráfico sexual de menores. Trump, na animação, apenas responde: “relaxa”.
A repercussão foi imediata. Em nota à revista Rolling Stone, a Casa Branca disparou contra o desenho: “Esse programa não é relevante há mais de 20 anos e está por um fio, com ideias sem inspiração em uma tentativa desesperada de chamar atenção. O presidente Trump cumpriu mais promessas em apenas seis meses do que qualquer outro presidente na história do nosso país e nenhum programa de quarta categoria vai atrapalhar a maré de vitórias do presidente Trump”.
No Brasil, os episódios inéditos de South Park serão exibidos ao vivo pelo Comedy Central, a partir desta sexta-feira (25), e estarão disponíveis no Paramount+ no dia seguinte à transmissão na TV.
