Show Rural 2026: Mapeamento de distritos identifica potencialidades no interior de Cascavel
O estudo foi realizado em parceria entre Prefeitura de Cascavel e o Sebrae/PR
Por Bruno Rodrigo
Créditos: Show Rural
O Sebrae/PR entregou à Prefeitura de Cascavel, durante o Show Rural Coopavel, nesta quinta-feira (12), o mapeamento de potencialidades dos sete distritos do município. O principal objetivo do estudo é apontar o que cada um dos distritos mapeados: Juvinópolis, Rio do Salto, São João d’Oeste, Sede Alvorada, Espigão Azul, São Salvador e Diamante, pode oferecer de melhor para o desenvolvimento das comunidades.
O diretor-técnico do Sebrae/PR, César Rissete, fala do compromisso que existe com o crescimento econômico da região.
“Durante os meses de pesquisa e levantamentos, houve um envolvimento de lideranças e moradores desses distritos. Agora, o objetivo é transformar o mapeamento em projetos reais. Com esses dados compilados, há a condição de criar bons negócios direcionados para o desenvolvimento da sociedade local”, explicou Rissete.
Foram entrevistadas mais de 50 lideranças desses distritos, totalizando mais de 60 horas de conteúdo para buscar evidências qualitativas e registrar a construção do mapeamento. Com as informações, foram constatadas cinco alavancas que caracterizam as potencialidades dos distritos: agricultura familiar, infraestrutura, educação, turismo e inovação.
Karina Bernardo Silva Zacharkzuk é da associação de moradores do distrito de Diamante e foi uma das entrevistadas pela equipe responsável pelo mapeamento. Ela falou sobre as expectativas para que haja um direcionamento de estratégias voltadas ao interior.
“Fiquei realmente contente com a ação. Acredito que cada distrito tem seu potencial e, aqui no nosso (Diamante), temos alguns objetivos. Com o levantamento, fica mais perceptível o quanto cada um pode se desenvolver. Espero que o resultado dos trabalhos traga um bom planejamento e investimento para o desenvolvimento das nossas regiões”, reforça Karina.
A missão é fortalecer os investimentos nesses locais, por exemplo, em infraestrutura e na organização de setores que dependem de apoio, como a agricultura familiar.
O prefeito de Cascavel, Renato Silva, reforça que todo o material compilado será utilizado como base para o desenvolvimento regional.
“Nossos distritos são uma fonte de riqueza e realmente podem movimentar ainda mais a nossa economia. Com os resultados do diagnóstico, temos uma base para o planejamento das próximas ações do poder público. A Prefeitura poderá reforçar e investir em infraestrutura para que cada distrito se desenvolva com todo o seu potencial”, relata o prefeito Renato.
Futuro
O objetivo é trabalhar de forma setorizada. Uma das ações será a realização de um workshop com todas as lideranças envolvidas nos cinco pilares identificados, para estruturar cada entidade e órgão ligado aos segmentos responsáveis por potencializar essas áreas.
Durante o Show Rural, já aconteceu a primeira reunião pós-entrega do mapeamento, com o objetivo de identificar possíveis fontes de recursos para que os investimentos comecem.
O consultor do Sebrae/PR, Adir Mattioni, reforça que, a partir de agora, a nova fase é colocar o estudo em prática e, para começar, é preciso contar com parcerias estratégicas.
“Nosso papel como Sebrae, em parceria com a Prefeitura e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), é conectar empresas, universidades e outras instituições, além de buscar parcerias com o governo para focar nas potencializações”, finaliza o consultor Adir.
Participaram diretamente do mapeamento: Sebrae/PR, Prefeitura Municipal de Cascavel - por meio das diversas secretarias, coordenadas pela Agência de Inteligência e Fomento (AIF) e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sindicato Rural, Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel (Codesc) e outras instituições locais, além da empresa 2DA, contratada para realizar o mapeamento da região.
Sebrae/PR no Show Rural
Nesta quinta-feira (11), também aconteceu um momento voltado ao incentivo aos novos negócios. Em uma parceria entre Sebrae/PR e Biopark, foram realizadas rodadas de negócios que possibilitaram a aproximadamente 30 empresas se conectarem na busca por soluções para o agronegócio.
Participaram startups, empresas, cooperativas e instituições de ensino. Além disso, a instituição manteve o atendimento para empreendedores, promoveu o Investing Day – Capital Empreendedor; Iguassu IT Day; Pitch Sebraetec; entre ações realizadas nesta quinta-feira (12).
