GCAST

Será que o ataque do Cascavel desencanta com os reforços?

Com quatro novos atacantes, Cascavel visa melhorar o setor ofensivo na Série D do Brasileiro

Por Luciano Neves

Será que o ataque do Cascavel desencanta com os reforços? Créditos: Assessoria

 

O Cascavel está em contagem regressiva para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. A quarta divisão começaria já neste fim de semana, mas a estreia da Serpente Aurinegra foi postergada para o dia 19 de abril. Neste ano, o Cascavel irá disputar a Série D pela sexta vez consecutiva. Mas diferente das cinco participações anteriores, em 2025 a responsabilidade na quarta divisão será muito maior para a Serpente Aurinegra. O time só garantirá calendário em competições nacionais em 2026 se conseguir o acesso à Série C.

E o técnico Tcheco, que voltou ao Cascavel após o fim do Campeonato Paranaense, tem uma espécie de ‘batata quente’ nas mãos. A Serpente Aurinegra vem tendo um péssimo desempenho ofensivo na atual temporada. O time fez apenas oito gols em treze jogos oficiais. Foram sete gols no Campeonato Paranaense, quando o time teve Silvinho Canuto no comando, e mais um nos dois jogos que fez na Copa do Brasil, já com Tcheco com treinador. Dos oito gols, quatro foram marcados por um atacante de ofício, todos de Josiel, que é o goleador do Cascavel em 2025.

Para a Série D, o elenco aurinegro passará por uma reformulação significativa. Ao todo, são nove reforços anunciados até agora. Quatro deles são atacantes: Luiz Araújo, Michel, Marcão e Vini Moura. Completam a lista de reforços o volante Lucas Lourenço, os meias Jonathan Flores e Brener, o zagueiro Dadalt e o goleiro Lucas Passarelli.

 

Ataque

O baixo rendimento ofensivo do Cascavel não é de agora. No ano passado, também na Série D, o ataque aurinegro ficou devendo. Foram apenas oito gols em 14 jogos. Inclusive, na edição passada do campeonato, o Cascavel teve uma sequência de sete jogos sem marcar. Logo, não conseguiu avançar para a segunda fase e terminou na lanterna do Grupo A8.

Dos homens de frente, a aposta é no experiente Marcão, jogador que já foi artilheiro no Athletico-PR e no Atlético-GO. E também tem dois acessos da Série D para a C bem recentes, um pelo Caxias e outro pelo Anápolis, na temporada passada. Outro detalhe: Marcão já trabalhou com Tcheco no Caxias e espera contribuir com o Cascavel e colocar mais um acesso no currículo. “Eu vim para cá muito empolgado, muito motivado para fazer história com a camisa do clube, como foi nos dois times anteriores, no Caxias e no Anápolis, quando conquistamos o acesso. Espero aqui conquistar o acesso com o Cascavel”, disse Marcão.

Ele também pontuou sobre o trabalho que desenvolveu com Tcheco, no Caxias. “Trabalhei com ele no Caxias, é muito bom o trabalho do Tcheco e passa muita confiança para os atletas”, disse Marcão.

Marcão é um centroavante de ofício e vai atuar como referência na área. Dos novos contratados, Michel também pode fazer essa função. “Eu creio que o Cascavel é um clube que está numa crescente. Sou um cara muito aguerrido, costumo dizer que não tem bola perdida, estou sempre buscando fazer o gol e atento as jogadas. O torcedor pode esperar muita garra e sei que vai ter cobrança para isso”, disse ele.

 

Novo goleiro

A diretoria do Cascavel anunciou nesta quinta (10) o goleiro Lucas Passarelli para a Série D. O atleta nasceu em 28 de junho de 1996, em Campinas-SP. Goleiro de 1,90 m de altura, iniciou sua trajetória nas categorias de base do Guarani, onde foi promovido ao time profissional e conquistou o Campeonato Paulista da Série A2 em 2018. Em 2019, foi emprestado ao Botafogo-PB, retornando ao Guarani após o término do vínculo. Posteriormente, defendeu o Iporá-GO em 2020, disputando o Campeonato Goiano. Ainda em 2020, transferiu-se para o ABC de Natal. Em dezembro do mesmo ano, foi contratado pela Caldense. Na temporada seguinte, atuou pelo Marília, onde se destacou no vice-campeonato da Copa Paulista de 2022 e em boas campanhas na Série A3. Em 2023, reforçou o Athletic-MG, contribuindo para o acesso da equipe à Série B do Brasileirão. Em novembro de 2024, foi anunciado como reforço do Rio Claro FC para a temporada de 2025.

 

Campanha

Para conquistar o tão desejado acesso, o Cascavel terá que fazer vinte jogos e alcançar a fase de semifinais. O time de Tcheco está no Grupo A7 ao lado de equipes do sudeste e centro-oeste, além de outro representante do Paraná. A Serpente Aurinegra terá pela frente os paulistas Inter de Limeira e Monte Azul, os mineiros Uberlândia e Itabirito, o Operário, representante do Mato Grosso do Sul, o Goiatuba, de Goiás, e o Cianorte, que voltará a cruzar o caminho do Cascavel na Série D. O Cianorte, inclusive, se reforçou com um jogador que defendeu a Serpente Auriengra na Série D. O atacante Peu agora veste a camisa do Leão do Vale do Ivaí. A estreia do Cascavel na Série D será em casa, no dia 19 de abril, contra o Goiatuba.

 

Jogo-treino

O técnico Tcheco terá a possibilidade de testar as novas peças em mais um jogo-treino. Nesta sexta-feira (11), o Cascavel enfrenta o Azuriz, às 15 horas, em Marmeleiro. O adversário também disputará a Série D deste ano, mas integra o Grupo A8 com times catarinenses e gaúchos. As duas equipes já se cruzaram pela quarta divisão nacional em 2022, quando Tcheco teve sua primeira passagem no Cascavel. Na ocasião, o time de Pato Branco conseguiu vencer os dois jogos. Mas este ano, a Serpente Auriengra acabou com o jejum diante do Azuriz. Pelo Paranaense, conseguiu uma vitória por 1 a 0, no dia 26 de janeiro, gol de Josiel.

Créditos: Luciano Neves