Campeonato Paranaense: Fantasma e Coxa abre as semifinais
O primeiro jogo das semifinais entre Operário de Ponta Grossa e Coritiba será neste sábado (14), no Germano Krüger
Por Luciano Neves
Créditos: André Jonsson
O Campeonato Paranaense tem agora só mais seis partidas. Com a definição do último rebaixado esta semana, o Estadual entra na fase de semifinais, com as duas partidas de ida programadas para este fim de semana. A primeira delas será neste sábado (14) entre Operário de Ponta Grossa e Coritiba, que abrem as semifinais, às 16 horas, no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa.
LEIA TAMBÉM:
>Corinthians x Bragantino: Timão vence em casa e conquista a primeira no Brasileirão
> Cascavel vence o Andraus por 2 a 1 e garante permanência na primeira divisão
Os dois times fizeram parte do mesmo Grupo B na fase inicial. Logo será o primeiro confronto entre eles na temporada. O Coxa teve campanha um pouco melhor no início do Estadual e foi o segundo colocado na chave com oito pontos. Nas quartas de final, o Coritiba levou a melhor sobre o Cianorte nos dois jogos: 1 a 0 fora e 2 a 0 em casa. Com isso, tem desempenho um pouco melhor que o Fantasma e ganhou o direito de fazer o jogo de volta das semifinais em casa. A partida que define o primeiro finalista do Paranaense de 2026 será no próximo sábado (21), no Estádio Couto Pereira, em Curitiba. O Coxa quer voltar à decisão do Estadual, algo que não ocorre desde 2022, ano de sua última conquista.
O Fantasma é o atual campeão paranaense mas teve um início de competição bem irregular com três derrotas e um empate nos primeiros quatro jogos. A primeira vitória só veio na penúltima rodada da fase classificatória, quando fez 2 a 1 sobre o Cascavel. Na última rodada, o empate com o Foz foi o suficiente para colocar o Operário nas quartas de final com a última vaga no Grupo B. Mas no primeiro mata-mata, o Fantasma foi soberano diante do Azuriz e venceu os dois jogos, ambos por 2 a 0.
Coxa
Além dos dois confrontos contra o Cianorte, pelas quartas de final do Campeonato Paranaense, o Coritiba vivenciou dois jogos longe de casa pelo Campeonato Brasileiro. A equipe conseguiu vencer o Cruzeiro por 2 a 1 como visitante e, na última quarta, empatou em 3 a 3 com a Chapecoense na Arena Condá. Nessa partida, destaque para os dois gols de Breno Lopes e um de Pedro Rocha, reforços da equipe para a atual temporada.
Confrontos memoráveis
Em termos de Campeonato Paranaense, um dos confrontos mais importantes da história entre Operário e Coritiba ocorreu na final da edição de 2015. Naquele ano, o Coxa chegou com grande favoritismo na decisão depois de ter sido o primeiro colocado na primeira fase e ter despachado Cascavel e Londrina nos mata-matas. O Fantasma também fez uma campanha considerável. Foi o terceiro na primeira fase para depois derrubar Paraná Clube e Foz do Iguaçu.
No primeiro jogo da decisão, o Operário fez 2 a 0 no Coxa, no Germano Krüger, garantindo uma boa vantagem. Na volta, no Couto Pereira, o Fantasma ignorou o regulamento e atropelou o Coxa com uma vitória por 3 a 0, conquistando o seu primeiro título do Paranaense.
