Maurício parceiro de Gustavo Gomez... na Seleção do Paraguai?
Maurício, meia do Verdão, poderá defender a seleção do Paraguai na Copa do Mundo de 2026
Por Luciano Neves
Créditos: Fabio Menotti
O meio-campo palmeirense Maurício se naturalizou paraguaio. A autorização da Fifa veio esta semana. O jogador está disponível para se juntar à seleção do Paraguai nos jogos que acontecem em março. Maurício possui ascendência paraguaia. Seu pai possui nacionalidade paraguaia, além do vínculo do jogador por passar parte da adolescência no país. De acordo com o jornal D10, a possibilidade já havia sido abordada pelo palmeirense em uma entrevista. Apesar disso, Maurício tinha o sonho de atuar pela seleção principal do país onde nasceu, o Brasil.
LEIA TAMBÉM:
>Brasil convoca seleção masculina de basquete para jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo
>Nicole Silveira celebra desempenho no skeleton e destaca preparação de oito anos
>Corinthians x Bragantino: Timão vence em casa e conquista a primeira no Brasileirão
Seus companheiros de equipe que atuam pelo Paraguai podem ter influenciado sua decisão. Maurício joga ao lado de Gustavo Gómez, ídolo na seleção e no Palmeiras, e Ramón Sosa, presença frequente nas últimas convocações. O atleta de 24 anos chegou ao Palmeiras em 2024 e desde então tem 82 partidas, 16 gols e 12 assistências.
Traíras?
A lista de jogadores brasileiros que atuaram por outras seleções em Copas do Mundo é enorme. Ao todo, 31 atletas nascidos por aqui vestiram outras camisas. O precursor dessa lista foi Anfilogino Guarisi, o Filó. Ex-jogador do Corinthians, ele disputou a Copa de 1934 pela Itália, tendo jogado uma partida. Como a Itália sagrou-se campeã deste Mundial, ele foi o primeiro ‘brasileiro” a conquistar uma Copa do Mundo.
Em 1962, José Altafini, mais conhecido como Mazzola, jogou a Copa pela Itália (com o nome de Altafini). Quatro anos antes, porém, ele havia disputado o Mundial defendendo a bandeira brasileira, ajudando a Seleção Brasileira a sagrar-se campeã pela primeira vez. Obviamente, isso não é mais permitido pela Fifa.
Em 1990, Alexandre Guimarães, brasileiro criado na Costa Rica, jogou a Copa pela seleção de lá; foi o primeiro brasileiro a enfrentar o Brasil num Mundial.
Em 2014, talvez o caso mais polêmico: o atacante Diego Costa, que havia disputado alguns amistosos pela Seleção Brasileira, foi convocado para a Copa para defender as cores da Espanha, chegando a ser chamado de “traidor” por muitos torcedores e jornalistas.
Na Copa
A seleção do Paraguai se classificou para o Mundial de 2026 e está no Grupo D, chave encabeçada pelos Estados Unidos. Inclusive, a estreia paraguaia será no dia 12 de junho justamente contra a seleção que é uma das três anfitriãs da Copa. O Grupo tem ainda a Austrália e um representante que virá da Europa ((Turquia, Romênia, Eslováquia ou Kosovo).
O Paraguai ficou fora das últimas três edições da Copa do Mundo. A última participação ocorreu no Mundial de 2010, quando chegou nas quartas de final e foi eliminado pela Espanha, que viria ser campeã naquele ano.
Palmeiras líder
Maurício foi titular na vitória do Palmeiras por 3 a 1 sobre o Internacional na última quinta-feira, no Beira-Rio. O resultado colocou o Verdão na liderança do campeonato com sete pontos, mesma pontuação de São Paulo, Fluminense e Bahia. Só que o Palmeiras tem vantagem no saldo de gols. Maurício não fez gol em seu ex-clube. Mas o companheiro de Verdão, o zagueiro Gustavo Gómez, que também pode ser companheiro de Maurício na seleção do Paraguai, deixou o dele.
O Verdão também está classificado para as quartas de final do Campeonato Paulista e joga neste domingo (15) contra o Guarani, pela última rodada. O Palmeiras é o segundo colocado na tabela com quinze pontos e pode terminar a primeira fase do Paulistão na liderança.
