GCAST

Seja previdente

A detecção precoce do câncer de mama salva vidas — previna-se, cuide-se e não deixe de realizar seus exames regularmente.

Por Cidinha Marcon

Seja previdente Créditos: Imagem Ilustrativa

Seja previdente
A mamografia é uma das formas de diagnosticar e avaliar o câncer de mama. Segundo os mastologistas, a radiografia da mama permite a detecção precoce do câncer, ao mostrar lesões em fase inicial, que são muito pequenas, medindo poucos milímetros. Mulheres a partir dos 40 anos devem realizar o exame anualmente, ou conforme recomendação médica.

O emprego destes exames tem sido muito importante para o diagnóstico de lesões iniciais e é responsável por possibilitar tratamentos conservadores, com a participação da reparação do defeito por oncoplastia. Esses procedimentos têm apresentado excelentes resultados estéticos, além de contribuir significativamente para a redução do índice de mortalidade por este tipo de câncer.

O autoexame deve ser realizado mensalmente pelas mulheres a partir dos 20 anos, como complemento a outras formas de avaliação. Esse tipo de exame permite a detecção de alterações que devem servir de alerta para a necessidade de uma consulta especializada.

 


 

Anfitrião por excelência, o advogado e homem de comunicação Duka Siliprandi, leia-se Rádio Studio 92.3 FM, recepcionou na noite de quarta-feira (23), em sua casa, um grupinho de amigos e muitos colegas da imprensa para o tradicional churrasquinho, regado a bebidas estreladas e atmosfera festiva.

Desta vez, o encontro teve nome e sobrenome: Ogier Buchi, curitibano e também homem de comunicação com legado honrável. Seu “Programa Direto ao Ponto” passará a ser transmitido, a partir de agosto, pela Studio 92.3 de Cascavel, que está passando por uma completa repaginada em sua grade. Duka Siliprandi, como sempre, não sossega!

Fotos: by CM.

 

Anfitrião Duka Siliprandi, Ricardo Sarolli, Alceu Carlos Mano Preisner.

 

Thiago Kosak, deputado federal Nelson Padovani, anfitrião Duka Siliprandi, Jorge Guirado, Paulo Porsch.

 

Mano Preisner, o convidado especial Ogier Buchi e seu filho Otavio.


Prece da experiência
Não me permita falar mal de alguém e ensina-me a fazer silêncio sobre minhas dores e doenças. Ambos estão aumentando e, com isso, a vontade de descrevê-los vai crescendo a cada dia que passa.

Não ouso pedir o dom de ouvir com alegria a descrição das doenças alheias; seria pedir demais. Mas, ensina-me, Senhor, a suportar ouvi-las com alguma paciência.

Ensina-me a maravilhosa sabedoria de saber que posso estar errado em algumas ocasiões. Já descobri que pessoas que acertam sempre são maçantes e desagradáveis.

Mas, sobretudo, Senhor, nesta prece de envelhecimento, peço: mantenha-me o mais amável possível; livrai-me de achar que já sou santo; é difícil conviver com pessoas que não erram. Mas uma velha rabugenta, Senhor, é obra-prima do capeta; me poupe para que eu seja tolerado!

Amém!


Bom dia!
Enquanto o coração bater com sentido, que não falte amor, nem coragem, nem a ternura de um olhar que compreende sem julgar. Enquanto a vida nos der vida, que sejamos presença e não ausência, voz que acolhe, silêncio que respeita, abraço que permanece mesmo depois de partir.

Porque viver não é apenas existir, é escolher, todos os dias, ser luz, mesmo quando a noite cai.

Créditos: Cidinha Marcon Acesse nosso canal no WhatsApp