São Paulo e Grêmio fazem duelo de tricolores pela rodada do Brasileirão
Ambos vêm de vitórias no fim de semana por seus respectivos campeonatos estaduais
Por Luciano Neves
Créditos: Rubens Chiri
Após um início irregular na temporada, o São Paulo vem engrenando e está há quatro jogos sem perder em 2026. Agora, o Tricolor recebe o Grêmio no Morumbis nesta quarta-feira (11), às 21h30, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Além da boa fase recente, a equipe comandada por Hernán Crespo defenderá um tabu que já dura quase treze anos diante do Imortal. A última derrota do São Paulo para o Grêmio no Morumbis aconteceu no dia 29 de setembro de 2013, pela 24ª rodada daquele Brasileirão. Na ocasião, a equipe gaúcha venceu por 1 a 0, com gol do chileno Eduardo Vargas. Desde então, o São Paulo recebeu o Grêmio outras 12 vezes no estádio e registra bom aproveitamento, com seis vitórias e seis empates.
LEIA TAMBÉM:
>Campeonato Paranaense: Cascavel recebe o Andraus para afastar a degola
Apesar da grande quantidade de empates, o São Paulo acumula uma sequência de quatro vitórias consecutivas contra o Grêmio no Morumbis. No confronto mais recente entre as equipes, no dia 17 de maio de 2025, o Tricolor venceu o Imortal por 2 a 1, com gols de Arboleda e André Silva. Avarena descontou para os gaúchos.
No entanto, mesmo com o retrospecto positivo no recorte recente, o São Paulo também teve um empate amargo neste período. No dia 30 de dezembro de 2020, o Tricolor empatou sem gols com o Grêmio, no jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil, e acabou eliminado do torneio, que posteriormente foi conquistado pelo rival Palmeiras.
Em campo
Grêmio e São Paulo entram em campo em busca da segunda vitória no Campeonato Brasileiro. Antes da terceira rodada, as equipes aparecem na parte de cima da tabela: o Tricolor paulista ocupa a sétima colocação, com quatro pontos, enquanto o Grêmio é o nono, com um a menos.
Nos campeonatos estaduais, porém, os times vivem momentos distintos. O Grêmio já está na semifinal do Campeonato Gaúcho, após vencer o Novo Hamburgo no último sábado. O adversário na próxima fase do Gauchão será o Juventude, que passou pelo São José na segunda-feira por 3 a 2. Já o São Paulo precisa de um resultado positivo na oitava rodada do Paulistão para garantir vaga nas quartas de final.
A equipe gaúcha não sabe o que é perder há três partidas, somando duas vitórias e um empate contra Novo Hamburgo, Botafogo e Juventude. Do outro lado, o São Paulo está invicto há quatro jogos, com três triunfos e um empate diante de Primavera, Santos (duas vezes) e Flamengo.
Créditos: Gazeta Esportiva
