Campeonato Paranaense: Cascavel recebe o Andraus para afastar a degola
Serpente Aurinegra venceu o jogo de ida por 1 a 0 e tem a vantagem de jogar pelo empate em casa nesta quarta-feira
Por Luciano Neves
Créditos: Brayan Brandão
O Cascavel faz, nesta quarta-feira (11), o jogo do ano. Isso porque o confronto contra o Andraus vale a permanência da equipe na primeira divisão Estadual. A Serpente Aurinegra recebe o time da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) às 20 horas, no Estádio Olímpico Jacy Scanagatta. Em doze participações seguidas na elite do Campeonato Paranaense, esta não é a primeira vez que o Cascavel luta contra o rebaixamento. Isso já ocorreu em outras três ocasiões. Em 2016, o time foi para a última rodada com risco de queda, mas venceu o Rio Branco e se garantiu na primeira divisão. O mesmo ocorreu no ano seguinte. Em 2017, a equipe corria um pequeno risco e só seria rebaixada com uma combinação de resultados. No entanto, venceu o Toledo na última rodada e não só afastou o fantasma da degola como avançou para as quartas de final. Em 2018, o Cascavel também chegou na última rodada com riscos de rebaixamento, mas venceu o Coritiba e se manteve na elite.
LEIA TAMBÉM:
>Definidas as datas das semifinais do Campeonato Paranaense
>Manchester United pode encerrar promessa curiosa de torcedor em jogo contra o West Ham
>Vitória x Flamengo: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações
Só que esta é a primeira vez que o time vivenciou uma luta contra o rebaixamento num confronto direto. É um ou outro. É o Cascavel ou o Andraus. Isso porque, como não avançou para as quartas de final, teve que disputar o tão temido torneio da morte em jogos de ida e volta. O bom é que o primeiro passo para se manter na primeira divisão foi dado. Na semana passada, na Vila Capanema, o Cascavel derrotou o Andraus por 1 a 0, com gol de Geovane, e tem a vantagem do empate em casa, na partida de volta nesta quarta. O Andraus terá que vencer por dois gols de diferença para se manter na primeira divisão. E se devolver o placar provoca uma dramática decisão por pênaltis. Vale lembrar que o Paranaense já tem o primeiro rebaixado. No fim de semana, o Maringá mandou o Galo Maringá de volta para a segunda divisão com sobras. Venceu os dois jogos: 5 a 0 no primeiro e 2 a 0 na partida de volta. Ou seja, 7 a 0 no placar agregado.
O duelo entre Cascavel e Andraus se desenha um pouco mais equilibrado, até pelo retrospecto entre as duas equipes. Ambos fizeram quatro jogos na história do Paranaense, com duas vitórias cascavelenses, um empate, e um triunfo do Andraus. Detalhe: essa única vitória ocorreu justamente no Olímpico no Estadual do ano passado e foi por 2 a 0, placar de que o Andraus necessita para evitar a degola.
Mas entre os dois times, o histórico cascavelense na elite paranaense é muito maior. O time faz parte da primeira divisão desde 2015 e, em doze participações na elite, teve duas finais no currículo. O Andraus ingressou na primeira divisão em 2024 e vivencia o terceiro estadual seguido. Em todas as edições, o time lutou contra o rebaixamento.
Desempenho no Olímpico
O Cascavel tem a vantagem de jogar pelo empate. Mas para não ter que depender do regulamento, o ideal é vencer o jogo desta quarta. Ou seja, a Serpente Aurinegra ainda busca a primeira vitória no Olímpico nesta temporada. A equipe do técnico Cesar Bueno fez três jogos neste Paranaense diante da torcida com três empates. Na estreia, ficou no 0 a 0 com o Azuriz. Depois, pela terceira rodada, empatou com esse mesmo Andraus em 1 a 1. E na última rodada teve um empate pelo mesmo placar com o Coritiba.
Créditos: LUCIANO NEVES
