Rubro-Negro tem outro Botafogo pela frente pela Copa do Brasil
Flamengo faz o jogo de volta da terceira fase contra o Botafogo da Paraíba
Por Luciano Neves

Esta semana, o futebol brasileiro volta as atenções para a Copa do Brasil porque serão definidos os 16 classificados para as oitavas de final. O atual campeão Flamengo segue na busca pelo sexto título do torneio de mata-mata e fará o jogo de volta da terceira fase contra o Botafogo da Paraíba. A partida será às 21h30, no Maracanã. O Flamengo segue atuando em três frentes. No Brasileirão, atuou no fim de semana no clássico contra outro Botafogo, o rival do Rio de Janeiro, e empatou sem gols. O resultado foi ruim para o time do técnico Filipe Luís, pois o clube viu o principal concorrente, o Palmeiras, se distanciar na ponta da tabela. O Verdão é o primeiro colocado com 22 pontos, quatro de vantagem para o Flamengo. Na semana passada, o Rubro-Negro fez 2 a 0 na LDU, pela penúltima rodada da fase de grupos da Libertadores. Com isso, se colocou em condição de buscar a vaga na próxima fase.
A sequência de jogos em três competições distintas motivou a crítica do treinador do time carioca. “É inexplicável. Sempre falei: ter muitos jogos, calendário cheio, é um privilégio. Mas tivemos menos de 72 horas para descansar. Do jeito que está, o torcedor se acostume, os melhores não vão estar no campo”, falou Filipe Luís.
O treinador do Flamengo explicou a ausência de Arrascaeta, poupado no clássico por desgaste físico. Segundo ele, a preparação para pegar o Botafogo já foi pensada sem o uruguaio. “Não conseguimos ter o Arrascaeta, pois ele não tem condição de jogar. Bruno Henrique jogou no sacrifício, Alex Sandro no limite, zagueiros no limite. Pensei essa semana toda no Botafogo e em como resolver o jogo sem o Arrascaeta. Ele tentou até o final, mas não conseguiu”, explicou o comandante.
Belo
O Botafogo da Paraíba não é apontado como favorito no confronto contra o time carioca, já que perdeu o jogo de ida por 1 a 0 como mandante. Para avançar para a terceira fase, o Belo necessita de uma vitória por dois gols de diferença. Se conseguir uma vitória simples provoca uma disputa de pênaltis. No entanto, a meta principal do time paraibano é conquistar o acesso à Série B. Mas a campanha na Série C não é das melhores. Ocupa o 15º lugar na tabela com seis pontos. No último domingo, empatou em 1 a 1 com o Maringá, fora de casa. O gol do Botafogo foi marcado por Rodrigo Alves, ex-Cascavel.
Mais Copa do Brasil
A rodada de volta da terceira fase da Copa do Brasil terá mais jogos nesta quarta-feira. Um dos rivais do Flamengo, o Fluminense, é favorito no confronto contra a Aparecidense. Os dois times jogam às 19h30, no Mané Garrincha, em Brasília. No jogo de ida, o Flu venceu por 1 a 0 e joga pelo empate. Também hoje, o Bahia faz a partida de volta contra o Paysandu, às 19h30, na Arena Fonte Nova. O Tricolor de Aço também tem joga pelo empate, já que venceu o jogo de ida por 1 a 0. Um pouco antes, às 19 horas, o Fortaleza recebe o Retrô, no Castelão. No jogo de ida, os dois times empataram em 1 a 1.
Depois da definição dos 16 classificados para a próxima fase, a CBF fará um novo sorteio para a definição dos confrontos das oitavas de final.
Timão joga contra o Novorizontino hoje
Nesta quarta-feira (21), em confronto válido pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, o Corinthians recebe o Novorizontino, na Neo Química Arena, às 21h30. Na estreia do técnico Dorival Júnior, o Timão venceu o Novorizontino por 1 a 0, no Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi, no jogo de ida. Com o resultado, o Corinthians saiu na frente na terceira fase da Copa do Brasil e tem a vantagem do empate. A equipe alvinegra vem de vitória, uma vez que venceu o Santos, na Neo Química Arena, por 1 a 0, e afundou o rival no Z-4 do Campeonato Brasileiro. No momento, o Timão pulou para o oitavo lugar na tabela de classificação, com 13 pontos. Do outro lado, o Novorizontino venceu o Athletic Club por 2 a 0, no último sábado, pela oitava rodada da Série B, na Arena Independência. Com o resultado, o Tigre subiu para a sétima posição, com 13 pontos, mesma pontuação do quarto colocado Operário de Ponta Grossa. Com a vitória por 1 a 0 sobre o Santos, no último domingo, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro, o Timão chegou a uma sequência de 20 jogos como mandante com apenas uma derrota na competição — recorte que reforça a solidez da equipe dentro de casa. Ao longo desse período, o Corinthians somou 13 vitórias, seis empates e apenas um revés, números que equivalem a um aproveitamento de 75%. A consistência como mandante tem sido determinante para o bom momento da equipe, sobretudo no Brasileirão e durante a campanha que culminou no título paulista.
Dogão tenta fazer história contra o Galo
A rodada de volta da terceira fase da Copa do Brasil tem mais um jogo nesta quarta-feira (21). O Maringá tenta fazer história e chegar pela primeira vez nas oitavas de final. Para isso, o time que está na Série C precisa passar pelo Atlético-MG, equipe de Série A do Brasileiro. Os dois times fazem o jogo de volta às 21h30, na Arena MRV, em Belo Horizonte. No jogo de ida, em Maringá, ambos empataram em 2 a 2. Portanto, em caso de um novo empate, a decisão da vaga irá para os pênaltis. E quem vencer segue no torneio. No último domingo, o Dogão fez mais um jogo pela Série C e empatou em 1 a 1 com o Botafogo-PB, em casa. Após o jogo, o técnico Jorge Castilho comentou sobre o resultado. “Fomos abaixo no primeiro tempo, e os próprios atletas reconheceram isso no intervalo. Voltamos com uma postura diferente, crescemos no jogo e conseguimos o empate. Não foi uma grande partida, mas somar pontos diante de uma equipe tradicional, que também briga pelo acesso, é importante. Agora, o foco total é na decisão da Copa do Brasil”, afirmou o treinador.
Créditos: Luciano Neves