Rodada do Paulista tem o clássico San-São neste sábado
Depois do jogo pelo Campeonato Paulista, os dois rivais voltam a se enfrentar pelo Campeonato Brasileiro
Por Luciano Neves
Créditos: Rubens Chiri
São Paulo e Santos protagonizam o clássico San-São neste sábado (31), pela sexta rodada do Campeonato Paulista. O duelo será disputado no Morumbis e o pontapé inicial será às 20h30. Com uma vitória importante no meio de semana, sobre o Flamengo, na estreia do Campeonato Brasileiro, o São Paulo busca a vitória sobre o Santos para afirmar a virada de chave na temporada. Além disso, o triunfo também daria tranquilidade ao Tricolor na tabela do Estadual, já que a equipe beira a zona de rebaixamento da competição na 14ª colocação com quatro pontos, empatado com o Noroeste, que abre o Z-2. Para o clássico, André Silva e Ryan Francisco serão desfalques para Hernán Crespo, já que ainda se recuperam de operações no joelho. Por outro lado, Luan foi reintegrado aos treinos nos últimos dias e pode ser opção para o técnico argentino.
>Pela memória dos guerreiros de Condá
> Raphael Veiga fica perto de deixar o Palmeiras e negocia ida ao América do México
> Problema para Ancelotti? Saudade de um autêntico camisa 9 na Seleção Brasileira
Ao contrário do São Paulo, o Santos não teve uma boa estreia no Brasileirão e foi derrotado pela Chapecoense na quarta-feira, por 4 a 2. Por isso, o Peixe busca quebrar a sequência de cinco jogos sem vencer na temporada e somar três pontos para tentar entrar na zona de classificação da competição. O clássico pode marcar o retorno de Neymar à lista de relacionados do Santos. O craque retornou aos treinos na última terça-feira e pode ser uma novidade no clássico. Willian Arão (cirurgia para retirada de cálculo renal), Gustavo Henrique (lesão muscular no músculo adutor da coxa direita), Tiquinho Soares (edema na panturrilha esquerda) e Thaciano (edema no músculo posterior da coxa direita) devem ser baixas para o técnico Vojvoda.
E para tentar afastar a crise, o clube se apoia no ótimo retrospecto de Juan Pablo Vojvoda contra o Tricolor. O treinador já enfrentou o clube do Morumbis 14 vezes. Até o momento, são oito vitórias, seis empates e zero derrotas, além de 17 gols marcados e sete sofridos. Ou seja, um aproveitamento de 71,4%. Vojvoda se tornou um carrasco do São Paulo ainda em 2015. Na ocasião, ele dirigia o Talleres, da Argentina, que eliminou os paulistas na pré-Libertadores. Os argentinos venceram em casa, por 2 a 0, e seguraram um empate de 0 a 0 no Brasil.
Já outros 11 duelos foram com o técnico no banco de reservas do Fortaleza, entre 2021 e 2025. Pelo Leão, foram seis vitórias e cinco empates contra o Tricolor. Pelo Santos, Vojvoda soma um clássico com o São Paulo. No dia 21 de setembro de 2025, o Peixe bateu o rival por 1 a 0, na Vila Belmiro, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol foi anotado por Guilherme.
Depois desse San-São, Santos e São Paulo farão outro clássico na quarta-feira (04) pelo Campeonato Brasileiro, na Vila Belmiro.
