corbelia setembro

Rodada de definições na Série B do Brasileiro

Dois times do Paraná podem conquistar o acesso à elite nacional neste fim de semana

Por Luciano Neves

Rodada de definições na Série B do Brasileiro Créditos: JP Pacheco

A Série B do Campeonato Brasileiro se aproxima do fim e restam apenas duas rodadas. A penúltima será aberta nesta sexta-feira (14) com apenas uma partida. Mas os jogos do fim de semana podem até definir os quatro novos integrantes da elite nacional em 2026. Aliás, a região sul pode até ter sete integrantes na Série A do Brasileiro do ano que vem. Para isso, é necessário que nenhum time seja rebaixado. Hoje, Internacional e Juventude são os mais ameaçados. O Colorado é o 15º colocado com 37 pontos, quatro de vantagem para o Santos, que abre a zona do rebaixamento com 33. E o Juventude é o 18 colocado com 33 pontos. Caso ambos os gaúchos consigam se manter, a Série B pode ter o acesso de outros quatro times do sul: os paranaenses Coritiba e Athletico-PR e os catarinenses Chapecoense e Criciúma. O recorde na era dos pontos corridos é a edição de 2015, que teve oito times do sul do Brasil: dois gaúchos, dois paranaenses e quatro catarinenses. O Brasileirão de 2004 também teve oito times do sul. Porém, aquela edição ainda contava com 24 equipes. O Brasileirão de 2015 já tinha apenas vinte times compondo a elite.

Na Série B deste ano, três times do sul estão no G-4: Coritiba, líder com 64, Athletico-PR, vice-líder com 59, Remo com 59 e Chapecoense com 58. O Criciúma, que também está na briga, é o quinto também com 58.

O Coxa está muito perto do acesso. Só precisa de um empate no jogo este sábado (15), às 16h30, contra o Athletic de Minas Gerais, no Couto Pereira. Se vencer o confronto, o Coxa ainda comemora o título da Série B com uma rodada de antecedência.

A lista ainda tem Athletico-PR, Remo, Chapecoense, Criciúma, Goiás, Novorizontino e CRB vivos para subir. Dos postulantes à elite, três deles podem ser conhecidos já nesta rodada. Além do Coritiba, que deve subir neste sábado, Furacão, Remo e Chapecoense precisam vencer e torcer por outros resultados. O Athletico também pode subir neste fim de semana. Para isso, precisa derrotar a Ferroviária no próximo domingo (16) fora de casa. E torcer por uma combinação de resultados. Dos três times com 58 pontos (Chapecoense, Criciúma e Goiás) é preciso que dois deles sejam derrotados. Em caso de vitória do time paranaense, empates de Criciúma e Goiás só precisam de um empate. Afinal de contas, ambos não alcançariam o Athletico no número de vitórias. O Novorizontino também não pode vencer na rodada.

Neste sábado, o Remo, integrante do G-4, visita o Avaí, às 16h30. A Chape também joga amanhã e encara o rebaixado Volta Redonda, às 16h30, no Raulino de Oliveira. O Goiás entra em campo no domingo e enfrenta o Novorizontino num confronto direto. Nesse caso, um empate é um ótimo resultado para o Furacão. O Criciúma também joga domingo e recebe o Botafogo de Ribeirão Preto.

A penúltima rodada será aberta nesta sexta com uma partida que pode definir o terceiro rebaixado. Paysandu e Amazonas jogam às 20 horas, na Curuzu. Se o Amazonas não vencer o jogo cai para a terceira divisão. Paysandu e Volta Redonda já amargaram o rebaixamento. O Operário de Ponta Grossa também joga neste sábado e visita o Atlético-GO, às 16h30.

 

Série A

Além de Santos e Juventude, a zona da degola tem ainda o Fortaleza, vice-lanterna com 31 pontos, e o Sport, lanterninha com 17 pontos. Destes, Peixe e Leão da Ilha têm uma partida a menos e jogam neste sábado (15). O Santos enfrenta o líder Palmeiras e o Sport tem pela frente o vice-líder Flamengo. Inclusive, o time pernambucano pode ser rebaixado matematicamente no jogo deste sábado. Se não derrotar o Flamengo ou se o Santos derrotar o Palmeiras, o Sport volta para a Série B.

Créditos: LUCIANO NEVES Acesse nosso canal no WhatsApp