Reconhecimento: Apae comemora 54 anos de atuação com a comunidade cascavelense
Instituição é referência no atendimento especializado em pedagogia, saúde e assistência social
Por Gazeta do Paraná

A Apae de Cascavel está em festa. Amanhã(17) a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais completará 54 anos de atuação no Município, mas as comemorações foram antecipadas para hoje (16) e cheias de surpresas para alunos, família e a comunidade.
O vice-prefeito, Henrique Mecabô e o secretário de Saúde, Ali Haidar, participaram da solenidade realizada no Ginásio de Esportes da instituição. Foram servidos 54 bolos de diversos sabores, todos feitos por professores, famílias, parceiros e nas cozinhas dos projetos sociais da entidade. Como toda festa de aniversário, além do tradicional “parabéns pra você”, teve apresentações e muitas brincadeiras. À tarde, a festa continua para os alunos e familiares que frequentam a escola neste período.
A Apae de Cascavel é hoje uma referência no atendimento especializado em pedagogia, saúde e assistência social. “A Apae muito nos ajuda, nos complementa no Sistema Único de Saúde, no Sistema Único de Assistência Social e nesses 54 anos construiu, aqui em Cascavel, um legado de doação, de dedicação voluntária, de defesa dos direitos da pessoa com deficiência, de amor acima de tudo e de inclusão. Cascavel tem que celebrar mesmo ter a Apae tão bem estabelecida aqui há tanto tempo e nós, como Município, sempre estamos a postos e prontos para ajudar”, valoriza o vice-prefeito Henrique Mecabô,
A Apae de Cascavel mantém duas escolas especiais. A doutor Luiz Pasternak, voltada à educação infantil e também a Escola Valéria Meneghel, destinada ao ensino fundamental e a educação de jovens adultos. Ao todo, são 520 alunos de zero ano à terceira idade. A Escola trabalha toda a parte educacional. “A diferença são as adaptações que nós fazemos para trabalhar a parte pedagógica com eles. Os alunos que conseguem se alfabetizar, nós incluímos no ensino regular. Então, já são 54 anos de trabalho, de evolução e de desenvolvimento”, observa a diretora pedagógica da Apae, Wagna Sutana.
A Escola conta com 210 funcionários para atender toda a estrutura pedagógica, de assistência social e de saúde. Por mês, são feitos cerca de 5 mil atendimentos em Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia e Equoterapia.
O secretário de Saúde, Ali Haidar, destaca o pioneirismo da Apae na luta pelos direitos da pessoa com deficiência. “A Apae é pioneira na briga pelos direitos e inclusão da pessoa com deficiência. É fundamental que a gente tenha todo esse acesso, todo esse suporte voltado para à assistência social, educação e também para a saúde dessas crianças e desses adolescentes e adultos que também fazem terapias aqui dentro”.
Com todo o atendimento prestado à comunidade, a Apae de Cascavel é referência nacional e motivo de orgulho para a comunidade. “A Apae, nesses anos todos, vem crescendo muito no setor de saúde, e com a conclusão do nosso hospital estes atendimentos vão crescer ainda mais. Atualmente, contamos com a equipe completa de profissionais da saúde multidisciplinar, com médico, neurologista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e psicólogo. Atendendo também no setor da equoterapia e terapia intensiva pediátrica”, explica a fisioterapeuta e coordenadora do Setor de Saúde da Apae de Cascavel, Rosiane Klechowicz.
Na assistência social, nenhuma família assistida pela Apae fica sem atendimento. “Este é nosso orgulho. Hoje nós podemos ajudar a todos com visitas, encaminhamentos, orientações, entrega de alimentos e muito mais. O serviço social é porta de entrada para todos os alunos, seja na saúde, seja na educação, ou seja na assistência. A Apae desenvolve um importante trabalho, que é o da defesa e garantia de direitos destas pessoas”, finaliza a assistente social, Márcia Rabisquim.
Secom/Cascavel