Oftalmologia: HU de Cascavel supera Londrina em procedimentos pelo SUS
Por meio de um convênio, desde dezembro de 2022, a unidade hospitalar oferta consultas, exames e procedimentos cirúrgicos de oftalmologia pelo SUS
Por Gazeta do Paraná

O Huop (Hospital Universitário do Oeste do Paraná), referência no atendimento médico pelo SUS (Sistema Único de Saúde), também é destaque no serviço de oftalmologia. Desde dezembro de 2022, a unidade hospitalar oferece atendimento 24 horas com consultas, exames e procedimentos cirúrgicos.
Atualmente, 18 profissionais, entre eles médicos residentes do terceiro ano (médicos no último ano de residência, antes da formação como oftalmologistas), se revezam para atender à demanda de pacientes no HU, tanto em casos de urgência quanto de emergência.
A dona de casa Demair Alves Machado precisou levar o esposo, Paulo Roberto dos Santos (82), para uma consulta de emergência no hospital, após um diagnóstico de herpes facial.
“Foi muito rápido. No início, achamos que era um cobreiro, mas depois de ir ao médico do posto de saúde, veio o diagnóstico. Rapidamente, meu esposo foi encaminhado para o atendimento de oftalmologia do HU. A doença afetou parte da visão dele. Ele fez todos os exames e também recebeu medicação gratuita. Depois de 7 dias, estamos aqui para o retorno. Só tenho que agradecer pela agilidade e pelo tratamento dele”, ressalta.
O serviço foi viabilizado por meio de um contrato do HU com o HUDrPrime (Hospital Doutor Prime Assistência à Saúde Familiar Ltda), firmado através de licitação. Atualmente, o valor anual é de R$ 6.037.274,04, com repasses mensais de R$ 503.106,17. Além das consultas, exames e procedimentos cirúrgicos, também estão incluídos os insumos e equipamentos. O contrato poderá ser renovado até 2027.
A médica residente Rayana Turra Damo, que também atende os pacientes por meio da contratada, afirma que a participação da residência no HU é fundamental para a formação dos profissionais.
“Aqui chegam vários casos mais graves e complexos, o que nos faz aprender muito sobre cada diagnóstico. Com a quantidade de aparelhos disponíveis para exames, o atendimento se torna mais ágil. Com essa rapidez, conseguimos identificar e já iniciar o tratamento. Começamos a participar do atendimento prático a partir do segundo ano de residência. Contamos com o apoio dos nossos preceptores, que estão sempre disponíveis. Quando é um caso mais grave, nós os comunicamos, e eles vêm até o hospital para avaliar os pacientes. Já nos procedimentos cirúrgicos, na maioria dos casos, são eles que realizam e nós acompanhamos”, destaca.
Segundo o anestesista e empresário Marcos Solano Vale, a saúde visual do Paraná tem se destacado com os avanços na região Oeste.
“Mais de 130 cidades são atendidas pelo serviço de urgência e emergência em oftalmologia por meio da HUDrPrime dentro do HU. Ou seja, isso representa um terço do Paraná. Mas nossa meta é cobrir 100% do Estado”, afirma.
Através do convênio com o Hospital Universitário, de janeiro a março de 2023 foram prestados 1.951 atendimentos. No mesmo período de 2024, esse número saltou para 5.497 — um aumento bastante significativo, que beneficia principalmente a população de Cascavel e região.
“O consultório de oftalmologia do HU de Cascavel é completo. Oferecemos os equipamentos mais modernos para o tratamento da saúde ocular [auto refrator, ceratômetro, refrator digital, lensômetro, lâmpada de fenda completa, oftalmoscópios direto e indireto, cadeira e coluna Apramed, ultrassom oftalmológico, aparelho de optotipos, três mochos, tonômetro de aplanação e dois computadores com o sistema TASY instalado]”, detalha Solano.
Além do atendimento através do convênio pelo SUS, o empresário também está expandindo seus serviços para o Noroeste do Estado, com a implantação de um hospital na cidade de Mamborê: a unidade Hospital Regional de Olhos DrPrime.
Entre os anos de 2011 e 2023, o empresário ampliou os serviços médicos de referência na área da oftalmologia, fundando o Hospital HOlhos Prime e o Hospital HLaser, ambos na rede privada, em Cascavel.
Todas as unidades oferecem serviços de altíssima qualidade, com equipamentos avançados, tecnologia de ponta e equipes clínicas qualificadas, voltadas ao atendimento humanizado — seja por planos de saúde, atendimento particular ou pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Comparativo
O Huop atendeu mais pacientes oftalmológicos no último ano e também no 1º trimestre de 2025, se comparado com o HU de Londrina, que também oferta serviço de oftalmologia à população.
Durante os primeiros três meses deste ano, no Huop foram realizados 5.497 atendimentos; já em Londrina, foram 2.184, o que representa menos da metade do serviço prestado em Cascavel.
A Gazeta do Paraná perguntou ao gestor da empresa contratada, prestadora dos serviços do HU, o que contribui para o crescimento no número de atendimentos.
“Trabalhamos com organização e muito comprometimento. Todo paciente que chega ao HU, chega regulamentado. Já vem encaminhado, ou seja, um paciente que já deu entrada no posto de saúde ou pela UPA”, destaca.
Desde o início do atendimento no HU, em Cascavel, a HUDrPrime já realizou: 6.763 consultas médicas em atenção especializada; também foram realizados 4.109 exames de biomicroscopia de fundo de olho, 2.700 de fundoscopia, 1.390 de potencial de acuidade visual, 1.149 de mapeamento de retina, 405 retiradas de corpo estranho na córnea e 301 atendimentos de urgência em atenção especializada.
O HU de Londrina atende pacientes de 21 municípios que integram a 17ª Regional de Saúde.
A Gazeta do Paraná também entrou em contato com a assessoria do Hospital das Clínicas, em Curitiba, pois também presta serviço de oftalmologia pelo SUS, mas até o fechamento desta edição não tivemos retorno.
Perfil
Nascido em Olho d’Água do Borges, município com pouco mais de 4 mil habitantes — cidade onde também nasceu o famoso cantor Dorgival Dantas —, há 34 anos ele escolheu Cascavel como sua casa e, desde então, viu sua carreira decolar.
Especializado em anestesiologia, fundou, na década de 1990, o Hospital de Olhos e o Banco de Olhos de Cascavel. Também se lançou como empresário no ramo da comunicação, com a emissora TV TVC, a Rádio Jovem Pan de Cascavel e a Rádio Mundial de Toledo.
Com uma visão empreendedora, também atuou no setor de transporte aéreo de passageiros e cargas, em Cascavel, por meio da Sol Linhas Aéreas — o que despertou o interesse de novas companhias e contribuiu para o aumento do potencial do setor na região. Isso resultou em reformas, ampliação da pista e modernização geral do aeroporto.
Solano também atuou na vida pública como Secretário Municipal de Saúde e presidiu o Cisop (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná).
Reconhecimento
Solano recebeu da Câmara de Vereadores de Cascavel, em setembro de 2023, o título de Cidadão Honorário de Cascavel. A homenagem é concedida a pessoas que não são naturais do município, mas que se destacam por prestar serviços importantes à comunidade. Há mais de três décadas, o empresário vem contribuindo com o desenvolvimento da cidade e gerando diversos postos de trabalho.