GCAST

Programações de Ano-Novo encerram 2024 e movimentam o turismo do Paraná

As programações incluem luzes, músicas, decorações temáticas, atividades e shows de fogos

Por Gazeta do Paraná

Programações de Ano-Novo encerram 2024 e movimentam o turismo do Paraná Créditos: Geraldo Bubniak/AEN

O Paraná se prepara para um final de ano recheado de celebrações e comemorações, com eventos de réveillon distribuídos por várias regiões. Com apoio do Governo do Estado, os eventos fazem parte do calendário da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão responsável pela promoção comercial do setor turístico. As festividades celebram a chegada de 2025 com muita alegria, além, é claro, de impulsionarem o turismo e fortalecerem a economia local.

Organizadas pelas Prefeituras, as programações incluem luzes, músicas, decorações temáticas, atividades e shows de fogos (em alguns municípios). Os eventos reforçam o papel do turismo como um motor de desenvolvimento econômico, impulsionando o comércio local e gerando empregos.

Curitiba, Maringá, Londrina, Guarapuava, Foz do Iguaçu e Porto Rico são boas indicações de municípios para acompanhar a virada de ano, todos com programações próprias, que se aliam às opções e atrativos turísticos locais.

Além de celebrar a virada do ano, as festividades dão aos paranaenses e aos visitantes a oportunidade de conhecerem mais das experiências e pontos turísticos de cada localidade. De shows da virada em grandes praças a quermesses e festas familiares, as celebrações contam com ampla diversidade. Confira outros municípios com programações de ano novo.

Litoral

Os municípios do Litoral se destacam como principais destinos procurados por turistas e moradores para acompanhar a virada do ano. As cidades da região prometem encantar os visitantes com atrações musicais, shows de fogos e vistas privilegiada para o mar, uma excelente forma de passar o réveillon no Paraná.

Noroeste

Em Atalaia, o Show de Réveillon acontece entre 28 de dezembro e 1º de janeiro, é uma das principais atrações, reunindo moradores e turistas em clima festivo. Já Campo Mourão celebra a Quermesse de Caravaggio no dia 29 de dezembro. O evento une elementos religiosos e culturais, trazendo música, gastronomia e a tradicional confraternização que marca o período.

Na cidade de Jardim Olinda, o pré-réveillon está marcado para o dia 30 de dezembro, enquanto Santa Isabel do Ivaí promete animar o público nos dias 30 e 31.

No último dia de 2024 acontecem programações em Planaltina do Paraná e Santa Mônica, com festas que prometem encantar com música e confraternização, atraindo visitantes e movimentando a economia local.

No dia 31 também acontecem programações de réveillon como a virada de ano de Diamante do Norte; o Show da Virada de Marilena; a Festa de Réveillon de Mariluz; e a Virada de Guairaçá.

Em Santa Amélia e no município de Leópolis, as festas estão programadas para o dia 31 de dezembro, estendendo-se até a madrugada do primeiro dia de 2025. Congonhinhas também comemora o ano novo, iniciando as festividades no dia 30.

Verão Maior

Com menos de 20 dias para o início da programação de shows do Verão Maior Paraná, a montagem dos palcos, que irão receber 33 artistas nacionais, está a todo vapor. Na arena construída próxima ao Pico de Matinhos, já é possível ver a estrutura tomando forma, enquanto que a montagem do palco no Centro de Eventos Marissol, em Pontal do Paraná, deverá começar nos próximos dias. As estruturas serão maiores do que a edição 2023/2024.

Cerca de 30 pessoas trabalham na montagem do palco em Matinhos, que começou na quinta-feira (19). A estrutura veio embarcada dentro de 12 carretas e funciona como uma espécie de lego, em que as peças de ferro são encaixadas uma na outra, sendo levantadas com o auxílio de um guindaste.

Na sequência, iniciam-se os trabalhos de acabamento, com instalação de sistemas de som, iluminação e 19 painéis de LED, somando mais de 500 metros quadrados, entre as laterais do palco e ao decorrer da faixa de areia. Nessa etapa devem ser acrescidas mais 20 pessoas à equipe. A previsão é que em 8 de janeiro sejam realizados os primeiros testes de som e luzes.

Serão seis torres de delay (que garante a qualidade de som em todos os pontos ao longo da faixa de areia), com um palco maior em relação à edição passada. São 39 metros de largura, 14 metros de altura e 16 metros de profundidade. Também haverá camarote de dois andares com house mix (casa de mixagem), estúdio de tv anexo e 20 tendas de alimentação.

É nesse palco que passarão grandes nomes da música brasileira, como Titãs, Fernando & Sorocaba, Matheus & Kauan, Gustavo Mioto, Guilherme & Santiago, Alexandre Pires, César Menotti & Fabiano, Guilherme & Benuto, Zezé di Camargo & Luciano, Michel Teló, Sorriso Maroto, João Bosco & Vinícius, Clayton e Romário, Eduardo Costa, além de uma atração surpresa, que será revelada nos próximos dias.

A abertura ficará por conta da banda de pop rock Jota Quest, no dia 10 de janeiro.

Ao todo, serão 17 shows em Matinhos, com atrações às sextas e sábados, e também em três domingos.

Já a estrutura do palco de Pontal do Paraná será montada no Centro de Eventos Marissol, onde aconteceu a abertura do Verão Maior Paraná no último sábado (21). Similar a Matinhos, a estrutura será montada em um piso fixo, o que deve agilizar o processo, previsto para começar já nos primeiros dias de janeiro e também com testes de som e iluminação no dia 8 do mesmo mês.

O palco também será maior em relação a edição 2023/2024. São 39 metros de largura, 14 metros de altura e 10 metros de profundidade. Duas torres de delay serão montadas, além de espaço para oito tendas de alimentação.

Assim como Matinhos, o palco de Pontal receberá estrelas da música como Loubet, Guilherme & Santiago, Sambô, César Menotti & Fabiano, João Haroldo & Betinho, Guilherme & Benuto, Bruninho & Davi, João Neto & Frederico, Felipe Araújo, Cezar & Paulinho, Thiago Carvalho, Eduardo Costa, Rio Negro & Solimões, George Henrique & Rodrigo e Rick & Renner.

O pagode de Péricles é quem abre a temporada de shows na cidade. Serão 14 ao todo entre 10 de janeiro e 22 de fevereiro, compondo sete finais de semana seguidos de atrações.

Créditos: Da Redação Cascavel