Príncipe Andrew é preso no Reino Unido sob suspeita de má conduta
O foco está em relatórios enviados em 2010 com detalhes de viagens oficiais ao Vietnã, Hong Kong, China e Singapura
Por Bruno Rodrigo
Créditos: Reprodução / Instagram
A emissora britânica BBC confirmou nesta quinta-feira a prisão do ex-príncipe Andrew Mountbatten-Windsor, conhecido como príncipe Andrew, por suspeita de má conduta em cargo público. A detenção ocorre em meio à repercussão dos arquivos ligados ao financista Jeffrey Epstein, condenado por crimes sexuais e encontrado morto na prisão em 2019.
Segundo a imprensa britânica, a polícia esteve na residência de Andrew, no norte de Londres. As investigações apuram alegações de que, enquanto atuava como representante especial do Reino Unido para o comércio internacional, entre 2001 e 2011, ele teria compartilhado informações confidenciais com Epstein.
O foco está em relatórios enviados em 2010 com detalhes de viagens oficiais ao Vietnã, Hong Kong, China e Singapura, incluindo potenciais negociações comerciais consideradas sensíveis. A polícia também analisa denúncias de que uma mulher teria sido levada ao Reino Unido por Epstein para um encontro com Andrew, no contexto de acusações mais amplas de abuso sexual.
Andrew deixou o cargo em 2011 após pressão pública. Em outubro, o rei Charles III iniciou processo para retirá-lo de sua residência em Windsor; ele se mudou para Norfolk.
