Alexandre Curi

Prefeitura de Guarapuava reforça alerta sobre queimadas e orienta como denunciar

Com a estiagem e o tempo seco, aumentam os riscos de incêndios urbanos e florestais; população pode denunciar queimadas pelo número 156

Por Gabriel Porta

Prefeitura de Guarapuava reforça alerta sobre queimadas e orienta como denunciar Créditos: IAT/Divulgação

Com a chegada do período de estiagem e o tempo seco predominando em Guarapuava, a Prefeitura reforça o alerta sobre os riscos das queimadas, que vêm ocorrendo em diferentes pontos da cidade, tanto na área urbana quanto rural. Essas ações, muitas vezes causadas de forma irresponsável, colocam em risco a saúde da população, a segurança das residências e o equilíbrio ambiental.

O corpo de bombeiros tem recebido diversas denúncias de focos de queimadas em terrenos baldios e áreas próximas a residências. Além de causar transtornos como a fumaça e a fuligem, que afetam principalmente crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios, as queimadas podem se alastrar rapidamente e causar grandes prejuízos.

A capitã Karen do 12° batalhão de bombeiro explicou o perigo desta época do ano. “As queimadas têm ocorrência sazonal e nesse momento do ano, em que o clima está mais seco, elas são mais propícias e acabam se proliferando de uma forma muito rápida”. 

Como denunciar 

A Prefeitura reforça que queimadas em áreas urbanas são proibidas por lei. Caso a população presencie esse tipo de situação, pode e deve denunciar. Para isso, basta entrar em contato com o número 156, canal direto da Ouvidoria Municipal, que encaminhará a denúncia para os setores responsáveis.

Dicas de prevenção 

  • Não queime lixo ou restos de podas
  • Evite o uso de fogo para limpeza de terrenos
  • Se perceber focos de fumaça ou incêndio, acione o corpo de bombeiros (193)  ou disque 156
  • Mantenha terrenos limpos por meios adequados, como capina ou roçada mecânica
  • Oriente vizinhos e familiares sobre os riscos das queimadas

A Prefeitura de Guarapuava te orienta que a prevenção é a melhor forma de proteger vidas, propriedades e o meio ambiente. Faça a sua parte!

Créditos: Secom Acesse nosso canal no WhatsApp