GCAST

Possível saída de Barroso do STF pode abrir espaço para terceira indicação de Lula

Os nomes mais citados para suceder Barroso são antigos conhecidos do Planalto

Por Da Redação

Possível saída de Barroso do STF pode abrir espaço para terceira indicação de Lula Créditos: Fabrio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A possibilidade de Luís Roberto Barroso deixar o Supremo Tribunal Federal (STF) após encerrar seu mandato como presidente da Corte, em setembro, movimenta os bastidores políticos em Brasília. Caso se confirme, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderá fazer sua terceira indicação ao tribunal neste mandato, entre os 11 ministros que o compõem.

Os nomes mais citados para suceder Barroso são antigos conhecidos do Planalto. Quando Rosa Weber se aposentou, em 2023, os principais cotados eram o então ministro da Justiça Flávio Dino, o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas. Dino acabou indicado, mas Messias e Dantas continuam no radar, agora acompanhados pelo presidente do TCU, Vital do Rêgo, que ganhou destaque pela atuação na fiscalização de benefícios sociais e foi relator das contas do governo Lula de 2023, aprovadas com ressalvas.

Aos 67 anos, Barroso não é obrigado a se aposentar, já que o limite etário é de 75 anos. No entanto, pessoas próximas relatam insatisfação dele com o clima político, especialmente pela recente tensão entre Brasil e Estados Unidos. A família do ministro foi indiretamente atingida pela suspensão de vistos aplicada pelo governo Donald Trump a Alexandre de Moraes, aliados e familiares.

Independentemente da decisão, Barroso deixa a presidência do STF em setembro, quando Edson Fachin assumirá o comando da Corte, tendo Alexandre de Moraes como vice.

 

*Com informações do Metrópoles.

Acesse nosso canal no WhatsApp