pref santa tereza agosto/2025

Intoxicação alimentar mata duas pessoas e deixa 17 internadas na Itália

Segundo o Ministério da Saúde italiano, o botulismo não é contagioso, mas é extremamente perigoso

Por Da Redação

Intoxicação alimentar mata duas pessoas e deixa 17 internadas na Itália Créditos: Reprodução/Internet

Duas pessoas morreram e outras 17 foram internadas após consumirem um sanduíche de brócolis e linguiça, vendido por um food truck em Diamante, na Itália. As vítimas fatais são o músico Luigi Di Sarno, de 52 anos, e Tamara D’Acunto, de 45. A suspeita das autoridades é intoxicação por botulismo, doença rara e grave causada pela bactéria Clostridium botulinum, que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia respiratória e morte.

Luigi passou mal durante uma viagem de férias e morreu enquanto dirigia de volta para casa. Sua irmã, Filomena, relatou as últimas palavras do músico: “Comi um sanduíche, talvez não devesse ter feito isso, estou me sentindo muito mal. Estou morrendo. Não enxergo direito, não consigo engolir, estou com dores por todo o corpo. Não consigo respirar”.

O food truck onde o lanche foi adquirido foi interditado pela Vigilância Sanitária e pelo Ministério Público, que apreenderam todos os produtos para investigação. Entre os alimentos mais associados à doença estão conservas vegetais artesanais, produtos cárneos cozidos, curados ou defumados, pescados defumados ou fermentados e queijos.

Segundo o Ministério da Saúde italiano, o botulismo não é contagioso, mas é extremamente perigoso: cerca de 10% dos casos resultam em morte, principalmente por paralisia da musculatura respiratória. As autoridades alertam para os riscos de ingestão de alimentos produzidos ou conservados inadequadamente.

*Com informações de Portal Léo Dias.

Acesse nosso canal no WhatsApp