PEDÁGIO: Operação nas pistas está prevista para o dia 11 de maio, afirma ANTT
O contrato de 30 anos foi assinado no início do mês na “bagatela” de R$20 bilhões. O lote 6 corresponde parte da região Oeste e Sudoeste

Eliane Alexandrino/ Cascavel
A EPR e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) assinaram neste mês de abril o contrato de concessão do Lote 6 do Paraná, leiloado em dezembro de 2024. A concessionária, DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte), DER (Departamento de Estradas de Rodagem) junto com a ANTT terão prazo de até 30 dias para realizar o Termo de Arrolamento, ou seja, a União irá transferir à concessionária a responsabilidade sob o trecho concedido.
Também dará início em maio, a operação nas pistas, serviços completos de atendimento aos usuários nos SAUs (Serviço de Atendimento ao Usuário), que são os serviços de guincho, ambulância, inspeção de tráfego, por exemplo, e também dará início as obras prioritárias no Sudoeste do Paraná, como a recuperação do pavimento, sinalização e drenagens na PR-182, que dá acesso ao Município de Realeza.
“A operação nas pistas iniciará em maio, com serviços completos de atendimento aos usuários no SAU de cada cidade. Essas unidades já estão em reforma e a EPR já executa obras prioritárias no Sudoeste do estado, como a recuperação de pavimento, sinalização e drenagens na PR-182, em Realeza. As obras iniciarão nos trechos federais após autorização por parte da ANTT e DNIT”, afirma a EPR.
O grupo irá comandar a ligação das principais rodovias estaduais do Paraná, sendo a maioria delas o principal corredor do setor produtivo, como a ligação do eixo da BR-277 entre Foz do Iguaçu, Cascavel e Paranaguá.
“A EPR esclarece que, após vencer o leilão realizado em 19 de dezembro, a concessão do Lote 6 das Rodovias Integradas do Paraná já teve seu resultado homologado, e a assinatura do contrato com a ANTT está prevista para ocorrer neste semestre”, ressalta a empresa.
Entre as principais obras que a concessionária vencedora deve executar estão a duplicação de 462 quilômetros. Construção do contorno de Marmeleiro que fará a ligação da PRC-280 a PR-180 e terá quase sete quilômetros de extensão. Também será executado o contorno de Lindoeste com 6,8 quilômetros.
Abrangência:
O novo modelo de pedágio abrange 662 quilômetros de rodovias federais e estaduais, que passam por 25 municípios de Prudentópolis, Guarapuava, Candói, Cantagalo, Virmond, Laranjeiras do Sul, Diamante do Sul, Nova Laranjeiras, Guaraniaçu, Ibema, Campo Bonito, Catanduvas, Cascavel, Santa Tereza do Oeste, Céu Azul, Lindoeste, Santa Lúcia, Capitão Leônidas Marques, Realeza, Ampére, Francisco Beltrão, Manfrinópolis, Marmeleiro, Renascença, Vitorino, Pato Branco, Céu Azul, Matelândia, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Foz do Iguaçu: As rodovias: BR-163, BR-277, PR-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483.
“De forma antecipada e autorizada, a concessionária já trabalha na revitalização das nove praças de pedágio, garantindo que a estrutura esteja adequada para o início das operações. São elas: Prudentópolis, Candói, Laranjeiras do Sul, Cascavel, Céu Azul, São Miguel do Iguaçu, Lindoeste, Ampere e Pato Branco”, contempla a EPR.
A concessionária terá metade de maio para iniciar a operação de acordo com a autorização da ANTT que também irá definir o valor da tarifa para cada praça, disse a EPR à Gazeta do Paraná.
Uma bagatela de R$ 20 bilhões
O contrato bilionário para o novo pedágio do Paraná referente ao Lote 6 que irá abranger 09 praças. A EPR empresa que venceu o leilão sem concorrentes, em dezembro de 2024, pela Bolsa de Valores de São Paulo, apresentou a proposta de um desconto mínimo de 0,08%. O grupo terá investimentos de R$ 20 bilhões, sendo R$ 12,6 bilhões em grandes obras (Capex) e R$ 7,4 bilhões em manutenção (Opex).
Do valor total, o contrato prevê um investimento de R$ 12 bilhões em obras no Lote 6. Entre elas estão a duplicação de 462 quilômetros que irá atender 321 km da BR-227. Estão previstos novos contornos como em Marmeleiro com 7 km de extensão. O contrato também traz 38 passarelas, 14 passagens de fauna, 3 pontos de parada para descanso e 21 quilômetros de iluminação na Serra.
Como parte do processo de mobilização, a EPR já fez a contratação de profissionais da região para compor as equipes operacionais e administrativas.
O que diz a ANTT?
A ANTT confirmou que a operação começa em 11 de maio e em relação a cobrança nas praças de pedágio, ainda não tem data prevista. A assessoria afirma que a ações da execução do Plano de 100 dias serão apresentadas em um evento, ainda sem data definida.
Também afirma que o critério adotado para o leilão do Lote 6 foi o maior desconto sobre a TBP estipulada no edital. as tarifas seguirão a tabela definida no edital, considerando o desconto de 0,08% oferecido pelo consórcio vencedor, além de ajustes futuros relacionados à inflação. Os valores finais a serem aplicados serão divulgados antes do início da cobrança de pedágio.
A ANTT ressalta que, mesmo antes da realização do certame, as tarifas do Lote 6 já eram inferiores às praticadas nas concessões encerradas no Paraná em 2021. Além disso, a nova concessão prevê benefícios tarifários para os usuários, como isenção para motocicletas e veículos oficiais, o DBT (Desconto Básico de Tarifa) de 5% para pagamentos via TAG e o DUF (Desconto de Usuário Frequente), que pode reduzir a tarifa em até 70% para motoristas de veículos de passeio que utilizam a rodovia regularmente.
A agência disse ainda que as tarifas do Lote 6 estão disponíveis para consulta, ainda sem a aplicação do desconto ofertado pela empresa vencedora do leilão, e que no momento, a tabela do edital está sem os descontos.
Valores dos pedágios para o primeiro ano do Lote 6
BR-277 – Cascavel – R$ 13,65
BR-277 – Céu Azul -R$ 13,71
BR-277 – São Miguel do Iguaçu – R$ 15,75
BR-277 – Prudentópolis – R$ 15,09
BR-277 – Candói – R$ 14,53
BR- 277 – Laranjeiras do Sul – R$ 13,75
Novas praças
Pato Branco (Vitorino) – PR -280 - valor R$ 9,94
Ampére - PR-182 - valor R$ 12,11
Lindoeste – BR-163 – valor R$ 17,09
Fonte: ANTT
Foto: Assessoria