RESULT

Paranhos faz balanço positivo do primeiro mês à frente da Secretaria de Turismo do Paraná

Ex-prefeito de Cascavel e agora Secretário de Estado do Turismo, Paranhos apresentou projeto em que divide estado em 18 territórios turísticos

Por Bruno Rodrigo

Paranhos faz balanço positivo do primeiro mês à frente da Secretaria de Turismo do Paraná Créditos: Setu

O secretário de Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos, concedeu entrevista à Gazeta do Paraná e fez um balanço do seu primeiro mês no comando da pasta. Além disso, apresentou os projetos que pretende implementar nos próximos meses para fortalecer o turismo no estado.

Paranhos avaliou de forma positiva o início de sua gestão e destacou o momento favorável do setor no Paraná. "O balanço é muito positivo. Primeiro que eu estou muito animado com o arranjo produtivo do turismo no Paraná. Eu encontro uma estrutura implantada e foi uma decisão do governador Ratinho em também incentivar o turismo. Além de outras políticas públicas, o Ratinho tem essa percepção, essa visão que o Paraná é uma ferramenta de turismo dentro da unidade do Brasil", afirmou.

O secretário também destacou o bom desempenho do estado na geração de empregos e na atração de turistas internacionais. "Nós já batemos o recorde em fevereiro de número de empregos na cadeia produtiva do turismo, são 1.585 novos empregos. Estamos em segundo lugar como estado que mais recebe turistas internacionais", comemorou.

Um dos principais focos da nova gestão é a consolidação do turismo regional. Paranhos explicou que, apesar das referências tradicionais como as Cataratas do Iguaçu e a cidade de Curitiba, é necessário fortalecer o turismo em todas as regiões do estado.

"Nós sempre tivemos uma referência no Paraná, que são com as Cataratas do Iguaçu e também a cidade de Curitiba, que é uma capital reconhecida nacionalmente até fora do país como uma cidade sustentável, inteligente. Mas nós precisamos, e essa é a vontade do governador, consolidar o turismo regional. E não é preciso inventar muito não, porque temos grandes belezas no Paraná e oportunidades turísticas", disse.

Para estruturar essa expansão regional, a Secretaria de Turismo irá implementar o projeto dos territórios turísticos. Segundo Paranhos, o estado será dividido em 18 territórios que englobarão os 399 municípios paranaenses. "Todos esses municípios apresentarão o seu potencial turístico, seja náutico, seja de esporte, de lazer, religioso, gastronômico para que a gente tenha o mapa dos 18 territórios. Nós queremos usar um slogan importante: '18 territórios um só destino: Paraná'. Eu começo agora em maio a fazer a implantação desses territórios", detalhou.

A iniciativa será apoiada em legislações já existentes no estado. "Nós temos três leis que nos ajuda com isso, que é o Paraná Mais Viagem, o Paraná Mais Eventos e o Paraná Mais Infraestrutura de Turismo. E o que é essa infraestrutura? É você consolidar uma cachoeira que tem no município, mas que tenha estrada. Uma represa que você tenha os piers, que você tenha as rampas para os barcos. É a infraestrutura necessária para que esse turismo seja acessado com qualidade", explicou Paranhos.

Outro eixo importante do trabalho será a capacitação da mão de obra voltada ao setor turístico. O secretário informou que a Secretaria, em parceria com o Senac, está promovendo cursos de capacitação para profissionais que atuam em hotéis, bares, restaurantes e outros serviços ligados ao turismo. "Estamos trabalhando em todo o estado a capacitação das pessoas ligadas ao turismo. Os funcionários de hotel, os funcionários de pensões, funcionários dos bares, restaurantes, todo esse grupo de pessoas do turismo, estamos em uma parceria com o Senac trabalhando essa capacitação. Estou bem animado e entusiasmado com esse potencial que nós temos", afirmou.

Paranhos destacou ainda que todos os municípios têm potencial turístico e que cada cidade deve trabalhar para fortalecer sua identidade. "Nós precisamos trabalhar com todos os municípios, mas é preciso ter uma marca. Seja gastronômica, religiosa etc. Precisamos trabalhar a tendência, por exemplo, tem alguns municípios que têm uma tendência de trilhas, de caminhos da fé, de turismo religioso. Seja a gruta, ou o espaço, o morro de oração, ou na gastronomia, seja um pesque-pague, que pode ter ao lado um restaurante com o melhor peixe", exemplificou.

O secretário também citou exemplos de municípios que já possuem uma marca consolidada e são reconhecidos por eventos ou atrativos específicos. "Nós temos aqui, por exemplo, Maripá. Você fala em Maripá, você lembra das orquídeas e lembra do arrancadão de tratores. Então, eu tenho recomendado aos prefeitos para ter um projeto que possa ser a referência de cada município. Porque nós estando dentro do mapa com esses territórios, nós teremos várias opções", concluiu.

Com a estruturação dos territórios turísticos e a capacitação dos trabalhadores do setor, a expectativa é que o Paraná amplie ainda mais sua presença no turismo nacional e internacional, aproveitando a diversidade de seus atrativos e fortalecendo a economia regional.