Paranaense Cascavel busca a primeira vitória fora de casa e visita o Galo Maringá
A Serpente Aurinegra irá enfrentar o ex-técnico Luis Carlos Cruz, que estreia no Galo
Por Luciano Neves
Créditos: Brayan Brandão
Depois do empate sem gols na estreia do Campeonato Paranaense, o Cascavel fará a sua primeira partida como visitante. Neste domingo (11) irá concluir a segunda rodada do Estadual contra o Galo Maringá às 18h30, no Estádio Willie Davids, em Maringá. Esse jogo ganhou um ingrediente a mais: isso porque, na última quinta-feira, o Galo anunciou o técnico Luis Carlos Cruz, que estreia no comando da equipe. O mesmo professor Cruz que fez história no Cascavel. Seu último trabalho no Estado do Paraná foi como treinador da Serpente Aurinegra em 2023. Na ocasião, Luis Carlos Cruz assumiu o time em momento de turbulência. Afinal de contas, a diretoria havia demitido Ademir Fesan, que começou o trabalho naquele ano. Cruz conseguiu conduzir o Cascavel para a segunda fase, ajudou eliminar Coritiba e Operário nos mata-matas e ficou com o vice-campeonato após ser superado pelo Athletico-PR na final. Aquela foi a última grande campanha da Serpente Aurinegra no Paranaense. Em 2024, o time caiu nas quartas de final. E no ano passado, não avançou para o mata-mata.
A presença de Cruz no Galo Maringá coloca o tempero na partida entre as duas equipes. Afinal de contas, o atual elenco cascavelense conta com atletas que trabalharam com Cruz na campanha do vice, como o goleiro André Luiz, que reestreou na equipe, Robinho e Libano, os dois atletas que estão há mais tempo vestindo a camisa do Cascavel. Robinho e André Luiz comentaram sobre esse reencontro com o professor. “Sobre o Cruz é um treinador que eu já conheço. Trabalhai com ele aqui. Espero que eu possa ser mais feliz neste duelo e espero que a gente possa sair com a vitória”, disse Robinho. “Vai ser um reencontro bem legal. O Cruz é um cara espetacular, tenho muito carinho com ele. Naquela passagem em 2023 nós conseguimos algo muito legal que ficou para a história do clube. Mas o carinho vai ficar um pouquinho de lado, espero que a gente possa buscar a vitória lá e conseguir os três pontos”, disse André.
Reforço
O Cascavel anunciou a contratação do extremo Caio Rocha, de 30 anos, como novo reforço aurinegro para a temporada. Natural de Maringá, o jogador retorna ao futebol brasileiro após uma longa e consistente trajetória internacional, trazendo experiência, velocidade e poder de decisão para o setor ofensivo da Serpente. Formado nas categorias de base do Coritiba, Caio atuou pelo clube entre 2011 e 2015, período em que se destacou pela força no um contra um, intensidade pelos lados do campo e boa leitura ofensiva. O primeiro contrato profissional foi assinado com o Andraus, em 2016, e, no ano seguinte, defendeu o Grêmio Maringá, antes de iniciar sua carreira fora do país.
Galo
Com o Campeonato Paranaense mais curto, os dois clubes já se sentem pressionados. O Cascavel por ter empatado em casa e ter ficado com a última colocação ao fim da primeira rodada. E o Galo foi derrotado por 2 a 0 pelo Independente São Joseense na última terça, como visitante, na abertura do Estadual. A pré-temporada teve o técnico Emerson Cris como comandante. Porém, nas vésperas da estreia, ele teve um problema de saúde que o afastou do trabalho. Logo, a diretoria do Galo Maringá foi atrás de Luis Carlos Cruz, que estreia contra o Cascavel neste domingo.
“Foi uma surpresa o que aconteceu com o Emerson, e agora é continuar o trabalho que ele começou, dar sequência a um trabalho que foi feito porque não dá para chegar aqui e querer mudar tudo, ainda mais que são jogos um atrás do outro, chegar e achar que com uma varinha mágica vai mudar tudo, não é assim, é ouvir mais do que falar, ouvir as pessoas, a direção e os atletas, algo que já foi feito ontem emergencialmente”, comentou Cruz.
Créditos: LUCIANO NEVES
