RESULT

Os benefícios do Torneio Paraná de Verão para o Cascavel

Cascavel fecha a competição amistosa com vitória sobre o Londrina. Time estreia no Estadual no próximo domingo (12) contra o Cianorte

Por Luciano Neves

Os benefícios do Torneio Paraná de Verão para o Cascavel

O Torneio Paraná de Verão foi uma competição amistosa preparatória para o Campeonato Paranaense que reuniu quatro equipes que disputam a elite estadual: Cascavel, Maringá, Cianorte e Londrina. Na teoria, todos os times usaram um discurso parecido de que o resultado era o menos importante. Cada equipe fez três jogos e os treinadores aproveitaram os confrontos para ajustar as formações para o Estadual. No próximo fim de semana, a bola rola pela primeira rodada e já tem jogo oficial.

Mas na prática, cada equipe queria o resultado positivo. Por exemplo, o Maringá, atual vice-campeão estadual, fez a festa do bicampeonato do Torneio Paraná ao derrotar o Cianorte por 2 a 0 na última rodada. E o Cascavel derrotou o Londrina por 2 a 1 de virada, no último sábado, em jogo que ocorreu no campo da Associação Atlética Coopavel. No caso da Serpente Aurinegra, é possível tirar proveito do jogo contra o Tubarão. Isso porque, a equipe do técnico Silvinho Canuto, que iniciou os trabalhos em meados de novembro, havia sido derrotada por Cianorte e Maringá nas duas primeiras partidas da competição amistosa. As duas partidas ocorreram no mês passado. E agora, ao escalar o time pela primeira vez em 2025, Canuto conseguiu o resultado positivo.

Contra o Londrina, o Cascavel mostrou poder de reação porque conseguiu a vitória de virada. Saiu atrás no marcador, com um gol de Iago Teles, mas construiu o resultado com gols de João Pedro e Robinho. Aliás, o gol da vitória ocorreu no finzinho da partida.

Os belos gols de João Pedro e Robinho criaram uma expectativa positiva para os dois meias do Cascavel. Os dois atletas tiveram passagens significativas pelo clube. Em 2021, ambos fizeram parte do time que chegou pela primeira vez na decisão do Estadual e ficou com o vice-campeonato. Robinho tem mais história com a camisa do Cascavel. É o maior artilheiro do clube com 31 gols em jogos oficiais. Ele também foi fundamental na campanha da segunda final do Cascavel em 2023. O time chegou na final e foi superado pelo Athletico-PR.

Mas na temporada passada, em 2024, ambos estiveram juntos no Cascavel. E ficaram devendo. Robinho mesmo não conseguiu balançar as redes no ano passado. E João Pedro, que sofreu com algumas lesões, não conseguiu ser o João Pedro da primeira passagem no clube. Os dois serão os responsáveis por ditar o ritmo da equipe de Silvinho Canuto. E abastecer os atacantes da equipe. No Paranaense, o Cascavel fará a estreia no próximo domingo (12) contra o Cianorte, às 16 horas, no Albino Turbay.

 

Retrospecto

É claro que o resultado do Cascavel sobre o Londrina não irá para o retrospecto entre os dois times. Mas só para registro, a Serpente Aurinegra ampliou a hegemonia sobre o Tubarão. Não perde para o time albiceleste desde 2016. Neste período, em confrontos do Estadual, foram dez jogos com seis vitórias do Cascavel e quatro empates. Vale lembrar que ambos se enfrentaram na final do Estadual de 2021, com dois empates por 1 a 1. Mas o Tubarão faturou o título nos pênaltis.

E o Londrina será o primeiro adversário do Cascavel no primeiro jogo em casa neste Estadual. As duas equipes vão se enfrentar no dia 16 de janeiro, no Olímpico, pela segunda rodada.