Operação nos complexos da Penha e do Alemão deixa 20 mortos e mais de 50 presos no Rio de Janeiro
Ação conjunta das polícias Civil e Militar mira o avanço do Comando Vermelho e apreende 31 fuzis
Créditos: Reprodução/TV Globo
Uma megaoperação das polícias Civil e Militar nos complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, realizada na manhã desta terça-feira (28), deixou 18 suspeitos e dois policiais mortos, além de 56 criminosos presos e 31 fuzis apreendidos. As informações foram confirmadas pelo governador Cláudio Castro em coletiva de imprensa.
A ação, que integra a Operação Contenção, tem como objetivo conter a expansão territorial da facção criminosa Comando Vermelho. Cerca de 2,5 mil agentes participaram da ofensiva, que também contou com o apoio do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprindo centenas de mandados de prisão e de busca e apreensão nas 26 comunidades que compõem os complexos.
Confrontos e estrutura da operação
Durante a incursão, traficantes reagiram à entrada das forças de segurança, provocando intensos tiroteios. Quatro suspeitos morreram em confronto, sendo dois deles oriundos da Bahia. Oito policiais foram baleados — quatro civis e quatro militares — e dois não resistiram aos ferimentos. Além disso, quatro civis foram atingidos, entre eles uma mulher que estava em uma academia próxima ao batalhão de Olaria e um homem em situação de rua.
Para garantir o avanço das equipes, foram utilizados helicópteros, blindados e veículos de demolição, além de ambulâncias do Grupamento de Salvamento e Resgate (GSR).
Impactos na rotina da população
A operação alterou o funcionamento de serviços públicos nas regiões afetadas. Cinco unidades de atenção primária à saúde suspenderam o atendimento temporariamente, enquanto uma clínica da família segue funcionando, mas sem atividades externas.
Na área da educação, 28 escolas no Complexo do Alemão e 17 unidades na Penha tiveram as aulas interrompidas.
Criminosos incendiaram barricadas e veículos, provocando colunas de fumaça visíveis em diversos pontos da cidade. Um caminhão da Comlurb foi sequestrado e usado para bloquear a Avenida Brasil, em Guadalupe, e dois ônibus foram atravessados na Avenida Vicente de Carvalho, na altura da estação do BRT.
A Operação Contenção é resultado de mais de um ano de investigação da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) e busca desarticular a estrutura logística e territorial do tráfico na Zona Norte da capital fluminense.
