O histórico do clássico entre Brasil e Argentina em Copas
O primeiro encontro entre Brasil e Argentina em Copas ocorreu em 1974, na Alemanha. O último ocorreu há quase 35 anos
Por Luciano Neves

Já imaginou um clássico entre Brasil e Argentina numa final de Copa do Mundo? Seria a decisão ideal para o Mundial do ano que vem, que será disputado nos Estados Unidos, no Canadá e no México. É possível que aconteça? Talvez sim. Depende muito do sorteio dos grupos e da campanha das duas seleções na Copa. Claro que é preciso que ambas conquistem a vaga no Mundial via Eliminatórias. Aliás, na próxima terça (25), ambas fazem mais um jogo oficial pelo torneio qualificatório. Mas com o aumento de vagas para a Copa é praticamente impossível que uma delas fique fora do Mundial do ano que vem. A Argentina só precisa de mais um empate diante do Brasil para confirmar a vaga de maneira antecipada. Se bem que, nos Mundiais realizados na América do Norte, as duas potências do futebol mundial tiveram resultados bem antagônicos. A última Copa realizada neste continente foi em 1994. Na ocasião, o Brasil foi campeão nos Estados Unidos enquanto que a Argentina pedalou para passar da primeira fase, mas caiu nas oitavas para a Romênia. Em 1970, o Brasil faturou o tricampeonato no México e a Argentina nem conseguiu a vaga para aquela Copa. Mas em 1986, novamente no México, a Argentina, liderada por Diego Armando Maradona, faturou o bicampeonato. Enquanto que o Brasil caiu nas quartas de final ao ser eliminado pela França. Detalhe: naquele ano, se a Seleção Brasileira, de Telê Santana e Zico, tivesse passado pelos franceses faria a semifinal contra a Alemanha. E poderia ter cruzado com a Argentina numa decisão.
Aliás, outra final entre Brasil e Argentina poderia ter ocorrido em 2014, no Brasil. A Seleção Brasileira era a anfitriã no Mundial, chegou até as semifinais, porém, nesta etapa da competição sofreu o fatídico 7 a 1 para a Alemanha. A Argentina, com Messi, chegou nas semifinais, passou pela Holanda e fez mais uma decisão contra a Alemanha. Mas foi derrotada por 1 a 0 e ficou com o vice-campeonato. Se o Brasil tivesse vencido teríamos uma decisão entre os rivais da América do Sul.
Momento
O atual momento do futebol argentino é muito melhor que o momento do futebol brasileiro. A seleção do país vizinho é a atual campeã mundial e faturou o tricampeonato em 2022, no Catar. Além disso, foi campeã das duas últimas edições da Copa América, uma delas com vitória sobre o Brasil na decisão em 2021, em solo brasileiro. A Argentina esteve em finais de duas das últimas três Copas do Mundo. Enquanto que o Brasil não chega numa decisão há quase 23 anos. A última vez foi em 2002, quando faturou o pentacampeonato no Japão e na Coreia do Sul. Inclusive, Brasil e Argentina poderiam ter se cruzado nas semifinais do último Mundial. Mas o Brasil foi eliminado pela Croácia nos pênaltis, nas quartas de final. A Argentina havia passado pela Holanda também nas penalidades. Mas fez 3 a 0 nos croatas. Depois, venceu a França na decisão com um jogaço: 3 a 3 e vitória nos pênaltis por 4 a 2.
Confrontos em Copas
Até agora, listamos possíveis duelos entre Brasil e Argentina que poderiam ter acontecido. O fato é que na história das Copas, esse foi um confronto que ocorreu poucas vezes: apenas quatro. A primeira Copa do Mundo foi realizada em 1930, no Uruguai. Porém, o primeiro encontro entre Brasil e Argentina só ocorreu em 1974, na Alemanha. Foi uma partida da segunda fase, que ocorreu no dia 30 de junho daquele ano, em Gelsenkirchen. O Brasil venceu por 2 a 1, gols de Rivelino e Jairzinho. Com isso, eliminou a Argentina da Copa. E só não chegou na decisão porque perdeu para a Holanda por 2 a 0, na última rodada. O Brasil terminou o Mundial em quarto lugar.
Quatro anos depois, em 1978, a Argentina foi a anfitriã da Copa. E o confronto ocorreu novamente na segunda fase. No dia 18 de junho, empate sem gols em Rosário. Com isso, as duas seleções foram para a última rodada em condições de chegar na final. O Brasil fez 3 a 1 na Polônia, mas ficou na bronca com o Peru, que tomou 6 a 0 da Argentina, numa suposta ‘entrega’. A goleada colocou a Argentina na final contra o Holanda. E conquistou o primeiro título mundial.
Nas Copas, o retrospecto é favorável ao Brasil. E a vitória mais contundente ocorreu no Mundial de 1982, na Espanha. A excelente Seleção Brasileira era favorita e avançou para a segunda fase. Ficou na mesma chave com Argentina e Itália. Os argentinos foram derrotados pelos italianos por 2 a 1. E, posteriormente, foram eliminados pelo Brasil: 3 a 1 com gols de Zico, Serginho Chulapa e Júnior. Díaz marcou para os hermanos. No fechamento da chave, o Brasil teve uma derrota amarga para a Itália por 3 a 2, com três gols de Paolo Rossi e se despediu do Mundial.
1990
O último encontro entre Brasil e Argentina ocorreu há quase 35 anos. As duas seleções se encontraram nas oitavas de final da Copa do Mundo de 1990, na Itália. Na ocasião, a Argentina, que tinha Maradona, era a detentora da taça, mas fez uma primeira fase irregular. O Brasil venceu os três jogos e isso proporcionou um encontro entre os dois times no primeiro jogo eliminatório. E deu Argentina! Vitória por 1 a 0, gol de Caniggia. O jogo ocorreu no dia 24 de junho daquele ano, em Turim. Depois de eliminar o Brasil, a Argentina passou pela Yugoslávia nos pênaltis, após empate sem gols. Nas semifinais, derrubou a anfitriã Itália novamente nas penalidades, depois de um empate em 1 a 1. E na terceira final seguida contra a Alemanha em Copas, a Argentina perdeu por 1 a 0 e ficou com o vice.
Créditos: Luciano Neves