GCAST

O Botafogo não ‘botafogou’ no Campeonato Brasileiro

Após vitória contundente sobre o Palmeiras, Botafogo só depende de si para ser campeão

Por Luciano Neves

O Botafogo não ‘botafogou’ no Campeonato Brasileiro

Depois da rodada passada do Campeonato Brasileiro tinha gente apostando que o Botafogo iria ‘botafogar’. Uma referência ao campeonato passado em que o Fogão liderou boa parte da competição. E no fim perdeu o título para o Palmeiras. Mas não. O Botafogo não ‘botafogou’. E agora só depende de si para ser campeão brasileiro. Na abertura da antepenúltima rodada, o Glorioso conquistou uma vitória maiúscula sobre o rival: 3 a 1 em pleno Allianz Parque, resultado que deixou o time na liderança isolada com 73 pontos, três a mais que o Palmeiras. Com esse resultado, o Botafogo só depende de si para ser campeão. Basta vencer os dois jogos que restam. Na penúltima rodada visita o Internacional no Beira-Rio e depois recebe o São Paulo no Nilton Santos.

Nos últimos dois anos, Botafogo e Palmeiras têm duelado pelo protagonismo do futebol nacional. Após uma grande disputa no Brasileirão de 2023, encerrado com o Verdão campeão, o ano de 2024 parece se encaminhar para um desfecho positivo para o Glorioso, que não foi derrotado pelos paulistas após quatro jogos. Neste ano, o Botafogo acumulou três vitórias e um empate contra o Palmeiras. Pelo Campeonato Brasileiro, venceu ambos os jogos, por 1 a 0 no estádio Nilton Santos e por 3 a 1, no Allianz Parque.

Os times se enfrentaram também pelas oitavas de final da Copa Libertadores. No jogo de ida, o Fogão ganhou pelo placar de 2 a 1. Na partida de volta, segurou um empate duríssimo em 2 a 2 e avançou de fase. O triunfo sobre o rival permitiu que o Glorioso estivesse na final da Libertadores da América. A decisão contra o Atlético-MG será no próximo sábado (30), no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires. A estrela solitária no escudo pode deixar de ser solitária naquele que tem tudo para ser o ano mais vitorioso da história do clube.

 

Chances

Segundo as contas do departamento de matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o Botafogo agora tem 75% de possibilidade de ser campeão contra 24.1% de chances do Verdão. A briga pela ponta da tabela, todavia, não se restringe aos dois times. O Internacional e o Fortaleza correm por fora e ainda reúnem chances matemáticas de levar o troféu. Ambos, porém, com probabilidades muito baixas. O Colorado detém ínfimos 0,76% de chances de conquistar a taça, enquanto o Leão do Pici possui menos ainda: 0.14%.

 

Avaliação

O técnico Artur Jorge valorizou o elenco carioca e disse que não se surpreendeu com a superioridade apresentada sobre o Verdão. “A equipe estava trabalhando bem, estava mentalmente disposta a lutar até a última gota de suor para aquilo que eram os nossos objetivos. Os resultados não aparecendo temos que saber que nem sempre é por mal desempenho nosso. Mostramos exatamente isso. Tivemos um jogo bem disputado, intenso. Um bom jogo de futebol para mostrar as duas melhores equipes do futebol brasileiro. E nós conseguimos ser superiores. Portanto, levando em conta essa superioridade e a forma como conseguimos apresentar e ter essa dominância em termos de jogo, demonstra muito a capacidade dessa equipe. Não foi surpresa para mim o que nós fizemos. Fizemos aquilo que nos propusemos a jogar e aquilo que os jogadores também estavam dispostos a fazer”, afirmou Artur Jorge, em coletiva após o jogo.

 

Tabela

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela detalhada das rodadas 37 e 38 do Campeonato Brasileiro. A entidade definiu as datas, os horários e os locais das próximas partidas da competição.

Na disputa pelo título, o Palmeiras enfrenta o Cruzeiro no dia 4 de dezembro (quarta-feira), no Mineirão, em Belo Horizonte, às 21h30 (de Brasília). Depois, encerra contra o Fluminense no dia 8 (domingo), às 16h, no Allianz Parque. Assim como o Verdão, o Botafogo entra em campo no dia 4 para duelo diante do Internacional, no Beira-Rio, em Porto Alegre, às 21h30. A equipe encerra sua participação na competição contra o São Paulo, dia 8, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro.