O ‘cheirinho’ ficou para os concorrentes
Com a conquista da Copa do Brasil, Flamengo chega a 13 títulos desde a temporada 2019
Por Luciano Neves
O Flamengo escreveu mais um capítulo de um período que pode ser considerado dourado em sua história. Desde a temporada 2019, o Rubro-Negro carioca comemorou 13 títulos - é uma média superior a 2 conquistas por temporada. O último: a Copa do Brasil diante do Atlético-MG. No domingo, o Flamengo derrotou o Galo por 1 a 0, mesmo jogando na Arena MRV. O time de Filipe Luís já havia vencido o jogo de ida da decisão por 3 a 1. Neste período, o Flamengo levantou duas vezes a Copa do Brasil. Havia vencido também em 2022. Ainda ganhou 4 vezes o Carioca (2019, 2020, 2021 e 2024), 2 Supercopas do Brasil (2020 e 2021), 2 Brasileiros (2019 e 2020), 2 Libertadores (2019 e 2022) e 1 Recopa (2020). Na lista, ainda podem entrar conquistas de menor expressão, como a Taça Guanabara, vencida três vezes desde 2019, e a Taça Rio, conquistada em uma oportunidade neste período.
Primeiro título
Filipe Luís conquistou seu primeiro título como técnico do time profissional Flamengo. O treinador flamenguista fez questão de agradecer seu antecessor Tite pelo trabalho feito e exaltou o elenco do clube. “Estou muito feliz. Primeiro, tenho que mencionar o Tite, que me deixou na semifinal da Copa do Brasil, fez um trabalho excelente. Sei o quão bom ele é. Agradeço ao Braz, ao presidente, porque me deram uma máquina. É o melhor elenco da América do Sul, pode bater de frente com alguns times da Europa e eu estou liderando esse grupo de jogadores fantástico. Não tem vaidade, não tem ego e hoje viu que o pessoal que saiu do banco foi o que resolveu. Só se faz um time campeão com um elenco altamente qualificado”, disse.
O ex-lateral assumiu o time profissional do Flamengo após eliminação na Libertadores sob comando de Tite. E, agora, com nove jogos à frente do time carioca, conquistou sua primeira taça como técnico da equipe principal. A estreia do ídolo do Flamengo à beira do gramado foi em jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, quando o Fla venceu o Corinthians, por 1 a 0. Ou seja, Filipe Luís conquistou o troféu da Copa do Brasil de maneira invicta. Em quatro jogos, foram três vitórias e um empate. “Quatro jogos para ser campeão. Mas os jogos antes foram difíceis. Esse grupo que levou o time a esse troféu muito especial para o clube. Vi a exaustão do Michael, Arrasca, do Gerson. Conseguimos aguentar bem e depois com as entradas do Bruno Henrique e Fabrício Bruno, o time teve estabilidade e se manter firme. Enfrentei um treinador que me deu muita dor de cabeça”, avaliou.
Cariocas
A conquista do Flamengo diante do Atlético-MG na Arena MRV rendeu ao futebol carioca o sétimo título na história da Copa do Brasil. O estado está em terceiro lugar no ranking, ao lado do Rio Grande do Sul. O futebol paulista é o maior vencedor na Copa do Brasil, com 11 taças. Na sequência, aparecem os mineiros, com oito troféus. O Flamengo é, disparado, o maior ganhador do Rio de Janeiro na Copa do Brasil, com cinco títulos. Vasco e Fluminense possuem uma conquista, cada. O Botafogo nunca venceu a competição. Com o penta, o Rubro-Negro encostou no maior campeão do torneio, o Cruzeiro, que venceu a Copa do Brasil seis vezes. E alcançou o Grêmio no número de conquistas. O Tricolor Gaúcho também venceu a Copa do Brasil em cinco ocasiões.