Nova forma de amar
"Agamia reflete uma mudança significativa nos valores e nas prioridades das novas gerações, que buscam formas alternativas de felicidade e realização, longe dos modelos tradicionais de relacionamento e família."
Por Cidinha Marcon

Estou bem sozinho!
Você já ouviu falar em Agamia? Talvez não conheça esse nome, mas com certeza já ouviu jovens dizerem que não querem casar ou ter filhos. Passa bem longe da cabeça deles a ideia de compromisso tradicional e tudo o que vem incluído neste pacote. A nova geração vem passando por uma grande transformação no comportamento nas últimas décadas, com novos tipos de vínculo social. Uma pesquisa feita pelo IBGE, referente a 2023, mostra que o número de pessoas solteiras no Brasil era de 81 milhões, em contrapartida às casadas, que somam 63 milhões. Esse novo comportamento é chamado de Agamia e tem como base a falta de interesse de um indivíduo em firmar um relacionamento romântico com outra pessoa, o que passa também pela intenção de os casais não desejarem filhos.
A professora Heloisa Buarque de Almeida, da USP, explica que as novas gerações buscam outras formas de relacionamentos, sem compromisso legal. O fato é que esse comportamento não é exclusivo do Brasil, outros países da América Latina também passam por essa mudança, assim como Estados Unidos e Japão.
Responde aí...
Defender a pesca responsável é fundamental para quem busca por opções eficientes no combate à fome e pela proteção do planeta. E isso passa pelas nossas decisões enquanto consumidores e consumidoras. Será que o que vai para o nosso prato é resultado de pesca legalizada, com práticas que respeitam o meio ambiente?
“Se alguém me perguntar quando comecei a sentir a minha vida mais interessante, eu tenho a resposta na ponta da língua: quando comecei a me interessar mais por mim; a ser mais gentil comigo; a dar menos espaço ao que não tem importância e a respeitar o tamanho do que, de fato, me importa; a querer me conhecer melhor; a ter menos pressa de querer chegar sei lá onde; a apurar os ouvidos para ouvir os que cantam baixinho; quando comecei a buscar conforto em estar em minha companhia.”
Dicas quentes
Se você gosta de estar sempre perfumada, lembre-se que fragrâncias fortes não combinam com calor intenso, opte pelas mais leves e lavandas.
Quanto ao que vestir, abuse das roupas leves e claras, sapatilhas e sandálias. Coco Chanel que nos perdoe, mas nesta estação, esqueça do pretinho básico (mesmo para ocasiões mais formais), use e abuse de tonalidades claras, marcantes e texturas delicadas, muito mais confortáveis e deixando você sempre na moda.
Verde Amarelo
Domingo, 16 de março, milhões de brasileiros foram às ruas para mostrar o descontentamento com algumas situações que nos afligem: anistia para os presos de 08 de janeiro e contagem pública dos votos. Em Cascavel, o encontro foi realizado na Praça da Bíblia, idealizado pela Rádio Studio 92.3 — a emissora libertária por natureza — contou com a participação de todo time de jornalistas e repórteres. Entre os convidados, deputado federal Nelsinho Padovani, o deputado estadual Marcio Pacheco, vice-prefeito Henrique Mecabô e a quase totalidade dos vereadores cascavelenses. Na linha de frente, o comandante da emissora Duka Siliprandi, fez as honras da casa.
DUKA SILIPRANDI e o deputado estadual Marcio Pacheco. Foto: arquivo pessoal.
Belezas da cidade-Bruna Veiga clicada por Henrique Grottker.
Neli Maceda e Juracy Bongiolo, curtindo o Réveillon em Porto de Galinhas (Pernambuco). Foto: arquivo pessoal.
Créditos: Cidinha Marcon