RESULT

Noite de Cascavel de Ouro no Zilmar Beux neste sábado

Velocidade Campeões de diferentes gerações confirmam presença na 39ª Cascavel de Ouro. Prova será neste sábado (1º), às 20 horas

Por Luciano Neves

Noite de Cascavel de Ouro no Zilmar Beux neste sábado Créditos: Vanderley Soares

A 39ª Cascavel de Ouro, marcada para este sábado (1º) no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR), reunirá sete pilotos que já levantaram o troféu da tradicional prova. De diferentes gerações, eles reforçam o caráter histórico da competição, realizada há quase seis décadas. Em sua segunda edição noturna, a corrida tem mais de 50 carros confirmados e distribuirá R$ 100 mil em premiação aos cinco primeiros colocados. Os campeões mais recentes, Gustavo Magnabosco e Juninho Berlanda, vencedores da edição de 2024, voltam à pista para defender o título. A dupla catarinense competirá novamente com o VW Gol número 63 da Roger Racing.

Outra dupla vencedora confirmada é Thiago Klein e Odair dos Santos. Eles venceram a Cascavel de Ouro em 2016 e repetiram o feito em 2020, quando formaram trio com o pernambucano Beto Monteiro. Na primeira conquista, competiram com um VW Gol, e na segunda, levaram o título com um GM Onix. Em 2025, Klein e Odair alinham juntos pela Stumpf Preparações, conduzindo o VW Gol número 74, em busca do tricampeonato. Já Beto Monteiro defenderá a Ferrari Motorsport, em parceria com Alê Xavier, a bordo do Ford Ka número 5.

Entre os campeões confirmados, também está Natan Sperafico, que conquistou o troféu em 2015 ao lado de Ricardo Sperafico, com um Ford Ka. Dez anos depois do título, Natan estará no grid da Cascavel de Ouro com Guilherme Sperafico, pilotando o VW Gol número 27 da equipe Pein Competições.

O grid de 2025 também contará com a presença de Marcos da Silva Ramos, que levantou o troféu da Cascavel de Ouro em 1980, quando conquistou a vitória pilotando um GM Chevette. Campeão mais antigo na pista, Ramos competirá pela Cordova Motorsport, com o Peugeot 207 número 207, em parceria com José Cordova.

 

Resistência

A programação da 39ª Cascavel de Ouro terá um desafio inédito de resistência. Seis pilotos confirmaram presença em três categorias diferentes, Cascavel de Ouro, Copa Hyundai HB20 e Cascavel de Prata (Race Cup), encarando uma verdadeira maratona. Serão sete horas de corrida divididas entre diferentes carros e companheiros de equipe. O feito exige preparo físico, concentração e estratégia. Além de enfrentarem condições variadas de pista, os competidores alternarão entre veículos de desempenho e regulamentos distintos. As provas da Copa Hyundai HB20 e da Cascavel de Prata terão duas horas de duração cada, enquanto a Cascavel de Ouro, principal corrida do evento, terá três horas e largada noturna às 20h de sábado. Entre os que aceitaram o desafio está Marcus Índio, de São Paulo, líder da Copa Hyundai HB20. Ele forma dupla com Léo Martins, do Rio de Janeiro, nas provas da Cascavel de Prata e da Cascavel de Ouro e disputa a etapa da Copa Hyundai HB20 ao lado de Gustavo Magnabosco. Léo Martins também terá uma rotina intensa, dividindo o carro da Copa Hyundai HB20 com Bernardo Cardoso, de Canoas, e repetindo a parceria com Índio nas corridas de longa duração.

O mineiro Renato Lima, que vive em Boca Raton, nos Estados Unidos, é outro nome confirmado para o triplo desafio. Além da Cascavel de Prata com Uli Dias, divide a Copa Hyundai HB20 com Pedro Bürguer, de São Paulo, e disputa a Cascavel de Ouro ao lado de Caíto Carvalho, de Cascavel.

Mais um representante de Cascavel, Guilherme Sirtoli também encara o desafio triplo. Ele corre a Prata com Ryan Silva, a Copa Hyundai HB20 com Igor Vacari e a Cascavel de Ouro com Maurício Vilhena, de São Paulo.

Créditos: Assessoria Acesse nosso canal no WhatsApp